Uberlândia Esporte Clube apoia a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

Uberlândia Esporte Clube apoia a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

Os jogadores do Uberlândia Esporte Clube entraram no campo do Estádio do Parque do Sabiá na noite de ontem, 25/10,  contra o Vila Nova de Nova Lima, pela Taça Minas Gerais, edição 2012,  carregando uma faixa de apoio da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, assim como fizeram o América e o Atlético Mineiro no Estádio Independência.Servidoras Estaduais voluntárias também entraram em campo com camisetas alusivas ao tema da campanha.Para o presidente do Uberlândia Esporte Clube, Carlos Augusto Braga, a iniciativa representa a parceria entre esporte e saúde. “Sempre que precisarem, as portas do “Verdão” estão abertas para estas iniciativas. Fiquei bastante preocupado com os índices entre as mulheres nessa faixa etária. No que depender da gente, trabalharemos para que eles sejam reduzidos”, destacou Gurto Braga, como é mais conhecido.O Verdão venceu o Leão do Bonfim pelo placar de 1 x 0 e ocupa o segundo lugar na competição, que é liderada pela equipe do Nacional de Nova Serrana.

Ações em Uberlândia

As atividades estão acontecendo  em Uberlândia durante todo o mês de outubro, quando alunos das escola de artes plásticas e artistas renomados da região farão intervenções artísticas em ambientes urbanos da cidade, utilizando sutiãs na cor rosa e outros acessórios da mesma tonalidade. As ações acontecem na Praça Clarimundo Carneiro, Praça Tubal Vilela, Terminal Central, Rodoviária e Shopping Centers. Artistas de Uberlândia também estão sendo convidados para posarem com a camiseta da campanha, para divulgação nas redes sociais.

Cuidado especial

As ações do Programa Estadual do Controle do Câncer de Mama da SES-MG, iniciadas em abril, baseiam-se na mudança do modelo de controle da doença, que está focado em três pontos chaves: ampliação da faixa etária prioritária para 45 a 69 anos, melhoria do acesso à mamografia e agilização da definição diagnóstica, com objetivo de iniciar rapidamente o tratamento da doença.A partir da implantação do programa, a mulher não necessita mais dirigir-se previamente ao médico para receber uma requisição. Ela pode solicitar um formulário em qualquer estabelecimento de saúde pública, como as Unidade Básicas de Saúde (UBS) e Centros Viva Vida de Referência Secundária.Nos casos de diagnósticos que apresentam cerca de 70% de chance de confirmação de câncer de mama, as pacientes são encaminhadas para o Centro Viva Vida de Referência Secundária ou para outras unidades de referência. Em casos de resultado benigno, a mulher é orientada a realizar a mamografia semestralmente. Já aquelas que apresentarem resultado normal são orientadas a realizar o procedimento a cada dois anos.A estratégia de classificar os estágios da doença é importante para agilizar o início de tratamento da mulher. Hoje, 29% das mulheres que recebem um diagnóstico de câncer já o recebem em estágios avançados. O objetivo do programa é evitar que isso ocorra. Atualmente, a população de mulheres mineiras com idade 45 a 69 anos é de 2,39 milhões; dessas, 1,75 milhões são dependentes do SUS.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas.

Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Mais opções de fotos no flickr da saúde

Autor: Cássio Machado


Rolar para cima