A partir de agora, as salas de vacina da macrorregião Triângulo do Sul serão gradativamente informatizadas, utilizando o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). O Sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de coletar dados referentes às atividades de vacinação de forma individualizada, a partir da instância local, para subsidiar decisões e ações de gestão.
Por este motivo, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS Uberaba) promove, entre os dias 20 e 22/03, a capacitação dos profissionais de imunização na sede da SRS.
Roberta Resende, referência técnica regional do SI-PNI, explica que, de acordo com o Ministério da Saúde, o novo sistema poderá subsidiar decisões e planejamentos mais adequados às realidades das equipes de saúde, pois permite a entrada de dados por indivíduo vacinado. “Informações como agendamento e estratégia de vacinação, grupos populacionais específicos, mobilidade do indivíduo, entre outras, oferecerão indicadores de coberturas vacinais mais consistentes”, conclui Roberta.
A coordenadora do Núcleo de Epidemiologia, Mirley Azambuja, acredita que a implantação do sistema será tranquila, “até porque os profissionais da área já esperavam por este programa há bastante tempo”. Ela diz ainda, que “nos municípios que possuem apenas uma sala de vacina, a implantação será imediata. Já nos de maior porte, talvez seja necessário um pouco mais de tempo, para adquirir os equipamentos necessários”.
Para o superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, o estado vem implementando e sistematizando ações de saúde voltadas à população. Segundo ele, “a informatização vem qualificar os serviços de imunização, garantindo a fidelidade dos dados, qualificando os serviços e facilitando o planejamento de ações das equipes”.
Sistema de Informações de Insumos Estratégicos
A capacitação também abrangeu o Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES), através do qual as equipes farão controle de estoque e solicitação de imunobiológicos online. Anteriormente, cada município enviava um mapa de planejamento de material a ser utilizado durante o mês. Agora, os pedidos serão realizados diretamente no sistema. A referência técnica do programa na SRS, Maria Amélia da Silveira, afirma que o sistema proporcionará um registro mais preciso do consumo mensal dos municípios. A secretária de Saúde de Itapagipe, Maria Eduarda Cordeiro, acredita que “os serviços ficarão mais ágeis, otimizando o trabalho dos profissionais da área”.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Sara Braga / SRS-Uberaba