O clima seco e frio característico do outono e do inverno está chegando e é nesta época que a incidência de doenças respiratórias aumenta. Segundo o pneumologista pediátrico, Wilson Rocha, do Hospital Infantil João Paulo II, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), neste período do ano as pessoas ficam mais suscetíveis a contaminação por viroses respiratórias.
Isso acontece devido à mudança de hábitos das pessoas, que se traduz na preferência por locais fechados, a fim de evitar-se o frio, o que resulta em aglomerações. “Ficar em ambientes sem ventilação facilita a troca de vírus”, alerta o médico, uma vez que a contaminação é feita principalmente de pessoa para pessoa.
O vírus sincicial respiratório é apontado como um dos principais motivos para o aumento das internações de crianças durante os meses frios, principalmente menores de dois anos. O vírus que ataca o pulmão e causa chieira, tosse intensa, dificuldade para respirar e febre baixa pode ser perigoso para crianças debilitadas (como as prematuras) ou as que já tiveram problemas de pulmão, podendo, em casos graves, levar ao óbito.
Cuidados
O clima seco desta estação pode interferir na saúde ao deixar as vias respiratórias mais desidratadas do que o normal, facilitando a entrada de vírus e bactérias nocivos. Assim, é importante manter-se hidratado. No entanto, o médico reitera que se devem evitar os locais muito cheios e com pouca circulação de ar, já que a transmissão de viroses respiratórias se dá de pessoa para pessoa.
A “Caravana Guerra Contra a Dengue”, do Governo de Minas, estará no município de Nova Porteirinha, no Norte de Minas, de 27 a 29 de março, realizando ações de mobilização social de combate à Dengue. A caravana é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) nos municípios com maior incidência de dengue, onde é feita uma varredura em áreas consideradas de risco, eliminando focos do mosquito. Em Nova Porteirinha a ação será realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e demais secretarias estratégicas.Segundo a vigilância epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros o município foi escolhido para receber a caravana devido à alta incidência de casos notificados de dengue. Somente neste ano já foram notificados 119 casos, tendo um confirmado, o que representa uma taxa de 1.560/100.000 habitantes. Nova Porteirinha possui 7.398 habitantes e uma área territorial de 121 km². ProgramaçãoNa terça-feira, 27/03, será realizada uma reunião com representantes dos três setores da sociedade (poder público, iniciativa privada e associações) para definir as estratégias da ação.Na quarta-feira, 28/03, será montando o Dengômetro, na Praça da Gameleira, no centro da cidade, um espaço de convivência disponibilizado pela SES-MG, onde serão desenvolvidas diversas atividades voltadas para a mobilização e educação em saúde, reforçando a guerra contra a dengue. No local também ficará estacionado o Dengue Móvel, caminhão que trocará material reciclável (latas, garrafas pets e pneus) por material escolar (borrachas, lápis e cadernos). A lógica da troca será para cada lata 01 borracha, para cada pet 01 lápis e para cada pneu 01 caderno.Na quinta-feira, 29/03, será realizada uma mobilização orientando a população, através de panfletagem no comércio local, com afixação de cartazes e distribuição de material educativo.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Jerúsia Arruda