GRS Pedra Azul inicia fortalecimento da Vigilância em Saúde

GRS Pedra Azul inicia fortalecimento da Vigilância em Saúde

A Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde (SubVPS) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nos dias 15 e 16 de março, na Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, uma reunião que teve como objetivo apresentar a proposta de fortalecimento da Vigilância em Saúde.

A proposta tem como estratégia a regionalização das ações de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Ambiental, Saúde do Trabalhador, Vigilância da Situação de Saúde e Promoção da Saúde, que passam a constituir um sistema regionalizado de Vigilância em Saúde integrado e inserido nas redes de atenção.

A Vigilância em Saúde é um elemento fundamental ao sucesso de todo e qualquer sistema de saúde focado em resultados e em controle de determinantes, riscos e danos à saúde da população.

A diretora da GRS Pedra Azul, Djanira Araújo, e os coordenadores da Regional de Saúde apresentaram para os técnicos da SubVPS, quais são as dificuldades e facilidades existentes na região relacionados à Vigilância em Saúde. Entre as principais dificuldades existentes estão a cultura local de uma ação de Vigilância em Saúde ainda centralizada na GRS, a fragmentação dos processos de trabalho e a alta rotatividade de profissionais de saúde e gestores.

O técnico da SubVPS, Rômulo Gusmão, apresentou o planejamento estratégico e o projeto de regionalização da Vigilância em Saúde, promovendo uma discussão sobre a missão, visão do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde, bem como os produtos que serão desenvolvidos no âmbito do estado nesta área.

Outro tema debatido foi o caminho a ser seguido pelo município para a adesão ao edital do projeto de fortalecimento da Vigilância em Saúde, considerando o elenco mínimo de ações que serão pactuados por cada município.

“A Subsecretaria na intenção de inovar a Vigilância em Saúde analisou o cenário nacional e percebeu a inexistência de um modelo a ser seguido. Diante disso, colocou-se o desafio de implantar no estado uma Vigilância em Saúde integrada internamente, inserida nas Redes de Atenção e focada em resultados nos territorios sanitários”, afirmou Gusmão.

Segundo Gusmão, a SES irá visitar todas as Regionais de Saúde do estado para fortalecer a Vigilância em Saúde: “acreditamos que até o ano de 2014, teremos avançado o bastante para sermos referência em inovação na Vigilância em Saúde, contribuindo para se viver mais e melhor no Brasil”, acrescentou.

Ainda, segundo o técnico da SubVPS, o trabalho de vigilância atualmente só aparece em momentos de crise. “Nesta nova proposta queremos a vigilância a frente dos processos, priorizando a prevenção, promoção e proteção à saúde da população. Para tanto, iremos realizar uma descetralização com muita cautela e responsabilidade, dando aos municípios as condições para que possam cumprir as metas estabelecidas”.

A diretora da GRS Pedra Azul, Djanira Araújo, acredita que a reunião foi importante para alinhar as ações, porque cada coordenação terá um papel fundamental. “Nós ainda não tínhamos um direcionamento de como iria funcionar a Vigilância em Saúde, por isso, foi tão importante essa reunião, para que pudéssemos entender o funcionamento dessa nova proposta”, disse.

Apoio legal

A Resolução SES nº 3152 de 14/02/2012 aprovou o Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de apoiar as descentralizações destas ações no âmbito dos respectivos territórios sanitários. Os municípios receberão um aporte financeiro para executar as ações pactuadas. O valor a ser investido varia de acordo com a população e complexidade das ações assumido pelo gestor municipal.Os municípios terão até o dia 28 de março para entregar o diagnóstico local e o plano de investimento aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde para aderir ao Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde. Em seguida, a equipe da Regional apreciará o projeto em CIB Microrregional que será posteriormente enviado para homologação e publicação da CIB estadual. O gestor municipal terá, a partir da publicação, trinta dias para a assinatura do termo de compromisso eletrônico no Geicom. O acompanhamento do cumprimento de metas será quadrimestral neste mesmo sistema, como também por meio de supervisões constantes junto aos municípios.

 Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Allan Campos


Rolar para cima