A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) promoveu no sábado (11/02), em Ipatinga, cidade localizada no Vale do Aço, o evento “Minha Cidade Sem Dengue”. Ao longo da semana a cidade recebeu uma equipe de mobilizadores e agentes da força tarefa de combate à dengue da SES, que promoveu a circulação de informações sobre o combate à dengue. A equipe da Força Tarefa de Combate à dengue permanece na cidade até a próxima sexta-feira, 17/02.
No sábado foi realizada na Praça Primeiro de Maio uma ação de troca de materiais inservíveis (que podem acumular água) por cadernos, lápis e borrachas. No evento, que durou toda a manhã, os mobilizadores e os técnicos esclareceu as dúvidas dos moradores, que precisam ficar mais atentos aos possíveis focos do mosquito, após os períodos de chuva. No domingo foi realizada uma blitz educativa e nesta segunda-feira, 13/02, estão sendo promovidas ações de troca com o dengue móvel nos bairros periféricos.
Durante toda a semana vários bairros foram mobilizados e muitos moradores não sabiam que neste período de estiagem e calor é o momento de se ficar mais alerta, pois qualquer local em que possa existir água parada pode ser transformado em um foco da doença.
Esta foi a dúvida da recepcionista Renata Domingos Fernandes, que ficou surpresa com a ação na cidade. “Eu acreditava que o mosquito estava mais presente durante o período de chuvas. Realmente não sabia que após a passagem deste período pode ocorrer uma maior proliferação”, afirmou. Com este esclarecimento Renata trouxe de casa dez garrafas pet, que foram trocadas por lápis e que agora serão utilizados por seus filhos e sobrinhos no início do período escolar.
O Superintendente da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Anchieta Poggialy, reforçou que 80% dos casos de dengue estão na residência das pessoas e que a conscientização é o fator mais importante. “O primeiro passo para eliminar os focos do mosquito é que logo após as informações e os esclarecimentos de dúvidas, as pessoas identifiquem o que não pode permanecer nos quintais”, afirmou. A Referência Técnica de Vigilância em Saúde,
Fabiano Stracieri, afirmou que para conscientizar as pessoas e atender à população o estado atualmente trabalha em três frentes. “Para eliminar os focos do mosquito e conter a doença, estamos trabalhando com a assistência à saúde, a vigilância em saúde e a mobilização social. No dia 3 de fevereiro enfermeiros e médicos da região que atendem nas unidades de pronto atendimento foram capacitados para que seja realizado o devido acolhimento e manejo clínico dos pacientes com os sintomas da doença. Os profissionais da saúde, além de estarem preparados para prestarem um bom atendimento, também serão multiplicadores e mobilizadores sociais das informações para os usuários do sistema de saúde”, afirmou.
Na primeira semana de atuação da Força Tarefa no município foi recolhida mais de uma tonelada de garrafas pet e latas. Na sexta-feira, no bairro Esperança, cerca de 500 pneus foram trocados e durante a ação do sábado em apenas uma hora foram recolhidos 107 pneus. Todo o material será entregue à cooperativa de catadores Amavale de Ipatinga que realizará a destinação correta para a reciclagem.
Gabriel Felipe Santana, de 13 anos, morador do bairro Araxá disse que ficou sabendo da troca quando estava brincando na rua. “Vi as pessoas com a camiseta amarela da dengue passando e quis saber o que era. A moça me explicou sobre a troca e por isso estou aqui hoje”, contou o menino que trouxe cinco pneus, que foram trocados por cadernos.
Para divulgação das informações, a Secretaria de Estado de Saúde conta com diversos parceiros como Eletrosom, Polícia Militar, Instituto Embeleze, Banco do Brasil, Copasa, Cemig e Senac, que por meio da parceria contribuem para a mobilização social no combate à dengue.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Alessandra Maximiniano / SES-MG