SRS Uberlândia realiza capacitação em nutrição alimentar

SRS Uberlândia realiza capacitação em nutrição alimentar

O Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia realizou nesta quarta-feira, dia 8/02, uma capacitação com foco na alimentação produzida nas APAES e ILPIs (Institutos de Longa Permanência de Idosos) dos seus 18 municípios jurisdicionados.

O evento teve como público alvo os responsáveis e as cozinheiras das instituições, os manipuladores de alimentos das Apaes e das Ilpis, que serão os multiplicadores das informações. O objetivo é levar ao conhecimento dos manipuladores de alimentos, em especial das instituições, as Normas das Boas Práticas de Manipulação de

Alimentos, coforme a RDC 216/04/Anvisa, para obtenção do alimento seguro, de qualidade e que não ofereça riscos à saúde das crianças e dos idosos.

Para o coordenador das Vigilâncias da SRS/Uberlândia, Renato Tannús, “a capacitação faz parte da uma estratégia de modernização tecnológica destas instituições, e neste primeiro momento a atenção ficará por conta das boas práticas em suas cozinhas”, ressaltou.

Na opinião da referência técnica em Nutrição Alimentar da SRS Uberlândia, a médica veterinária Talita Costa e Silva, as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos envolvem desde a obtenção segura do alimento, matéria-prima, ingredientes, preparo, armazenamento e principalmente as questões ligadas à higiene das instalações, equipamentos e funcionários. “Em nossas ações de rotina nestas instituições, deparamos com falta de conhecimento por parte dos manipuladores quanto às Boas Práticas nas Cozinhas Institucionais, tema da capacitação. Presenciamos condutas inadequadas quanto à manipulação de alimentos, os quais configuravam riscos para a saúde das crianças e dos idosos destas instituições. Diante de tal situação resolvemos capacitar as pessoas envolvidas promovendo esta ação educativa que vem contribuir para os esclarecimentos das normas”, explicou Talita.

Na opinião da agente fiscal sanitária em Araguari, Ângela Beatriz Fernandes, “o evento trouxe conhecimentos de como deve ser o procedimento, não só dos alimentos mas, principalmente a questão da higiene, tanto pessoal como do ambiente de trabalho, evitando assim doenças oriundas de possíveis contaminações”, afirmou.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Cássio Machado / SRS-Uberlândia


Rolar para cima