SES vai reforçar capacitação e tratamento nas comunidades terapêuticas do Estado

SES vai reforçar capacitação e tratamento nas comunidades terapêuticas do Estado

Visando a aproximação das Comunidades Terapêuticas com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o secretário de Estado de Saúde, Antonio Jorge de Souza Marques, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 8/02, com o presidente nacional da Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (FETEB), Wellington Vieira, e o presidente da Associação Mineira de Comunidades Terapêuticas, Marcos Antônio dos Santos.

O objetivo da reunião foi nortear o processo dessas comunidades em projetos de financiamento e otimização do trabalho, como estrutura física, capacitação e reinserção social. Apesar de já serem parceiras do Governo de Minas, fazendo parte da Rede de Suporte Social desde 2003, e reconhecidas como instrumento complementar para tratar a dependência química, as Comunidades Terapêuticas não recebem aporte do Ministério da Saúde para suas ações.

Durante o encontro, Antônio Jorge, também anunciou que vai disponibilizar uma antena e uma TV de 50 polegadas para cada Comunidade Terapêutica, oferecendo, assim, a transmissão e capacitação dos profissionais por meio do Canal Minas Saúde. Além disso, a intenção é aumentar o investimento para que possa ser ampliado de 30 para 100 as comunidades terapêuticas credenciadas pelo Governo em Minas, melhorando a atuação do programa Aliança Pela Vida, e do acesso ao cartão Aliança, que é a vaga de internação de dependente químico em comunidade terapêutica. “As comunidades terapêuticas são fundamentais nessa luta do tratamento e da reinserção social do cidadão que sofre com o uso de álcool e outras drogas”, disse Antônio Jorge. O Governo de Minas quer abrir três mil novas vagas para tratamento da dependência química, hoje o Estado conta com cerca de mil vagas.

“O secretário reconhece e legitima as comunidades terapêuticas como equipamento de reabilitação e proteção psicossocial da Rede de Atenção em Saúde Mental do Estado de Minas Gerais, apesar de serem dispositivos oriundos do terceiro setor. Isso é um significativo avanço para o fortalecimento dessa rede”, disse Wellignton Vieira.    Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Guilherme Torres


Rolar para cima