PRAZO DE INSCRIÇÃO: 05/12/25 a 11/12/2025 (até às 15h)
Público-alvo: Público externo e interno da SES (servidores efetivos, MGS, PSS e recrutamento amplo)
Remuneração e Benefícios: DAD 8 – R$ 6.174,36 + ajuda de custo (R$ 75,00 por dia de trabalho) + Plano de Saúde IPSEMG (opcional)
Teletrabalho: máximo de 2 vezes por semana, a depender da agenda – as terças e sextas
Atribuições do setor: A Diretoria de Políticas Estratégicas tem como competência elaborar, coordenar e avaliar as políticas, estratégias e ações relacionadas à saúde mental, pessoa com deficiência e doenças raras, com atribuições de:
- Promover a articulação e a integração entre os níveis de atenção à saúde no âmbito de sua atuação;
- Fomentar ações de matriciamento na atenção especializada em consonância com a Atenção Primária à Saúde;
- Gerir os processos de habilitação dos serviços de atenção especializada das temáticas no âmbito de sua competência;
- Executar as atividades necessárias ao planejamento, à instauração e à instrução das contratações públicas, incluindo a fiscalização e a gestão de contratos ou instrumentos congêneres, no âmbito de sua atuação.
Atribuições da vaga:
- Planejar, dirigir e orientar a implementação das políticas federais e estaduais relacionadas à Saúde Mental, Pessoa com Deficiência e Doenças Raras;
- Definir diretrizes, metas e prioridades estratégicas da diretoria;
- Garantir a execução alinhada às normas federais, estaduais e aos instrumentos de planejamento da SES/MG;
- Coordenar, apoiar tecnicamente as duas coordenações vinculadas à diretoria, bem como os demais profissionais ligados diretamente à DPE;
- Realizar a avaliações, dar feedback e fomentar formação continuada;
- Distribuir responsabilidades, acompanhar resultados e assegurar integração entre as equipes;
- Facilitar a comunicação interna e o fluxo de informações entre as coordenações e a Superintendência;
- Promover articulação entre Atenção Primária, Atenção Especializada e Serviços Hospitalares para garantir integralidade do cuidado nas áreas sob sua responsabilidade;
- Estimular e monitorar ações de apoio técnico às Unidades Regionais de Saúde;
- Estimular constante qualificação nos processos de trabalho das coordenações;
- Definir critérios técnicos e validar pareceres e demais documentos da coordenação;
- Analisar indicadores, resultados assistenciais e desempenho das políticas da diretoria;
- Propor melhorias, ajustes regulatórios e alinhamentos estratégicos;
- Elaborar, juntamente com as coordenações, relatórios técnicos e informes estratégicas para a alta gestão;
- Representar a SES-MG em reuniões, comissões intergestores, câmaras técnicas e eventos relacionados aos temas da diretoria;
- Conduzir articulações com municípios, regionais de saúde, instituições de pesquisa e entidades da sociedade civil;
- Participar do planejamento orçamentário da Diretoria;
- Acompanhar execução de recursos vinculados às políticas estratégicas da diretoria;
- Executar ordenação de despesas;
- Realizar reuniões com atores internos e externos.
Conhecimentos e competências comportamentais e técnicas esperadas:
- Boa comunicação
- Boa articulação tanto com atores internos quanto externos
- Proatividade
- Boa liderança de equipe
- Capacidade de mediar conflitos
- Empatia
- Boa escuta
- Visão sistêmica
| Legislações pertinente aos processos de trabalho: |
| Sistemas gerenciais: SISAD, SISAP, SEI |
| Sistemas de informação da área técnica: |
| Decreto Nº 46.644/ Código de Ética |
| Lei Nº 869/ Estatuto dos Funcionários Públicos Civis |
| LEI Nº 8.112 |
| DECRETO 47528/ Assédio Moral |
| Lei Complementar Nº 116/ Assédio Moral |
| Decreto Nº 44.559/ ADI – Avaliação Desempenho |
| Decreto Nº 45.851/ AED – Avaliação Desempenho |
| Decreto N° 44.986/ ADGP – Avaliação Desempenho |
| Decreto Nº 48.187/ Avaliação Desempenho |
| Lei nº 8.080/1.990 – Legislação Básica do SUS |
| Lei nº 8.142/1.990 – Legislação Básica do SUS |
| Administração do tempo |
| Gestão de Projetos |
| Gestão de Processos |
| Comunicação assertiva |
| Feedback |
| Gestão do Conhecimento |
| Gestão de Conflitos |
| Trabalho em equipe |
| Relacionamento interpessoal |
| Desenvolvimento de Pessoas |
| Análise de situações/problemas |
| Aprimoramento profissional |
| Atuação colaborativa |
| Autocontrole |
| Autocrítica |
| Comunicação assertiva |
| Comprometimento profissional |
| Consolidação e análise de dados |
| Empatia |
| Escuta Ativa |
| Flexibilidade |
| Feedback |
| Foco no Usuário |
| Foco em Resultados |
| Gestão Patrimonial |
| Proatividade |
| Imprevibilidade |
| Sigilo/ discrisão |
| Proposição de soluções |
| Resiliência |
| Segurança da informação |
| Visão sistêmica |
Formação acadêmica ou técnica: Profissional de nível superior da área da saúde ou de gestão governamental.
Experiências profissionais:
- Ter experiência em serviço público;
- Ter experiência no SUS;
- Ter afinidade com as linhas de cuidado que são escopo de atuação de coordenação.
Programação:
- Prazo de inscrição: 05/12/2025 a 11/12/2025- (o formulário ficará disponível para inscrição até às 15 horas)
- Seleção dos currículos: 12/12/2025 e 15/12/2025
- Entrevista: 17/12 e 18/12/2025
- Seleção final: 19/12/2025