Com o objetivo de promover o fortalecimento da saúde pública no Norte de Minas, estimulando a troca de experiências e a disseminação de práticas inovadoras e sustentáveis, Montes Claros sediará nos dias 4 e 5/11, o Congresso Norte Mineiro de Saúde Pública e Inovação. A iniciativa é do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).
“O Congresso é um espaço fundamental para o fortalecimento da saúde pública no Norte de Minas. A troca de experiências e o debate sobre temas como o acesso aos serviços de saúde permitem que possamos avançar na regionalização e na construção de soluções conjuntas entre Estado, municípios e consórcios, garantindo um SUS mais resolutivo e próximo da população”, destaca a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques.
“Esperamos que o Congresso fortaleça a cooperação entre os municípios, consórcios de saúde e instituições públicas e privadas, inspirando novas práticas de gestão e contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais eficiente, humano e inovador para todo o Norte de Minas”, prevê o secretário executivo do Cisarp, Ramon Dangelis.
A programação será aberta às 9h do dia 4/11, no Espaço Vision (Avenida Geraldo Athayde, 1.334 – bairro Alto São João), debatendo “O Cuidado com a Saúde e Integralidade”. A palestra será ministrada por Helvécio Magalhães, professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O debate será mediado pelo presidente do Cosems Regional de Montes Claros, Guilherme Leal Andrade.
A partir das 13h30 “A Judicialização da Saúde Pública” será tema de mesa redonda com a participação do consultor jurídico do Cosems-MG, Tadahiro Tsubouchi, e do procurador do município de Montes Claros, Danilo Soares de Oliveira.
Às 15h “Consórcios Públicos e a Regionalização da Saúde” é o tema abordado pela prefeita de São João do Paraíso e presidente do Cisarp, Selma Maria Moraes; pelo presidente do Cosems-MG, Edivaldo Farias da Silva Filho; por Darlan Venâncio Thomaz Pereira, diretor da RCS – Soluções Integradas em Saúde e pelo presidente do Cosems Regional de Pirapora, Rafael Lara de Paula.
Ainda no dia 4/11, a programação terá sequência às 16h, abordando as “Estratégias de Financiamento de Políticas de Saúde”. O tema envolverá a participação do subsecretário de Regionalização da SES-MG, Luiz Fernando Prado de Miranda, e da superintendente de Planejamento e Finanças da SES-MG, Larissa Cristina de Aguiar Gomes Costas.
Vigilância
Quinta-feira, 5/11, o Congresso Norte Mineiro de Saúde Pública e Inovação realiza, a partir das 8h30, reuniões unificadas da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS).
Às 13h30 o Programa Agora Tem Especialistas, coordenado pelo Ministério da Saúde, será abordado pela consultora técnica do Cosems-MG, Flávia de Jesus Silva Alencar e pela presidente do Cosems Regional de Januária, Thielly Chaymenny Aguiar.
A partir das 14h30, o subsecretário de vigilância em saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi e a superintendente estadual de vigilância epidemiológica, Aline Lara Cavalcante Oliva farão apresentações sobre os avanços das ações implementadas pela SES-MG para o fortalecimento dos serviços municipais de vigilância em saúde. Participam dos debates os secretários municipais de saúde de Montes Claros e de São João da Ponte, Eduardo Luiz da Silva e Fagner Magela Fernandes Cordeiro, respectivamente.
Às 16h o Congresso terá continuidade com a realização de mesa redonda debatendo “Desafios e Soluções para o Acesso nos Serviços de Saúde”. Entre os palestrantes estarão Renan Guimarães de Oliveira, subsecretário estadual de Acesso a Serviços de Saúde; Dhyeime Thauanne Pereira Marques, superintendente regional de saúde de Montes Claros e Carlos Henrique Machado, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto das Vertentes (CISLAV).
A programação será concluída a partir das 17 horas com apresentação de boas práticas e inovação em saúde pública.
Por: Pedro Ricardo
Foto: SRS Montes Claros
