SRS Diamantina sedia agenda estratégica do Mais Médicos para fortalecer atenção primária na macro Jequitinhonha

Evento reuniu gestores municipais, representantes do Ministério da Saúde e da SES-MG para alinhar ações e otimizar a atuação do programa na região

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina promoveu, em parceria com o Ministério da Saúde, a Agenda de Apoio Integrado do Programa Mais Médicos. Realizado na quarta-feira, 29/10, o encontro contou com a participação dos secretários municipais de saúde e coordenadores da atenção primária dos 26 municípios da região que contam com médicos do programa. O foco principal da ação foi no alinhamento das diretrizes e fortalecimento da gestão local.

Segundo Suzzi Lopes, referência regionalizada do Ministério da Saúde (MS), o evento buscou “instrumentalizar os gestores, apoiá-los e promover um espaço de escuta do território”. Ela destacou que a agenda foi resultado de uma parceria entre MS, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), SRS Diamantina e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/Jequitinhonha), com envolvimento de instituições supervisoras.

Na programação, apresentações sobre o panorama do Programa Mais Médicos, competências dos gestores municipais, atribuições de tutores e supervisores, além de detalhes sobre os projetos Mais Médicos para o Brasil e Mais Médicos Especialistas. Também foram abordados indicadores de saúde regionais, como da mortalidade materna infantil e os principais agravos.

Técnicos da SRS Diamantina apresentaram um diagnóstico do território, com dados sobre planificação, estratégias de enfrentamento a agravos e metas para a macrorregião de Saúde Jequitinhonha. Participaram das exposições as referências técnicas Amanda Aparecida da Silva Cruz, que tratou da mortalidade materna infantil, e Karlyone Elizarda Martins de Souza Ferreira, que abordou os indicadores de Atenção Primária à Saúde.

Suzzi enfatizou ainda a importância do diálogo direto com os gestores. “Foi possível perceber suas necessidades de informação e instrumentalização para gerenciar as atividades dos profissionais atuantes nos municípios”. Ela avaliou a agenda como “frutífera, produtiva e valiosa”, por permitir ouvir o território e orientar estratégias mais eficazes.

O evento destacou a importância do trabalho integrado entre esferas governamentais para o sucesso do programa, com expectativa de impactos positivos na qualidade do atendimento à população a partir da melhor gestão dos profissionais vinculados ao programa. “Nossa expectativa é que as discussões técnicas e o compartilhamento de experiências resultem em avanços concretos nos indicadores de saúde da nossa macrorregião”, ressaltou Karlyone.

Por: Ricardo Maciel

Fotos: Ricardo Maciel

Rolar para cima