Seminário em Unaí destaca estratégias para otimização da Urgência e Emergência no Noroeste de MG
A melhoria do atendimento de Urgência e Emergência foi o foco do 1º Seminário Macrorregional Noroeste, realizado em Unaí em 9/10. Promovido pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, o evento reuniu profissionais de toda a macrorregião para alinhar estratégias de regulação e gestão de leitos, visando mais eficiência na Rede de Urgência e Emergência (RUE).
A abertura reforçou o compromisso com o acesso qualificado aos serviços de saúde e contou com autoridades como o subsecretário de Acesso a Serviços de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Renan Guimarães Oliveira, a dirigente da Regional de Unaí, Juliana Raimunda Luiz, e a superintendente da Regional de Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro. “Este é um momento de integração e discussão para tornar nossa rede mais resolutiva. A troca de experiências fortalece nossa resposta e qualifica a assistência”, afirmou Maíra.
NIR é consolidado como estratégia central
O grande destaque do seminário foi a consolidação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) como peça-chave na otimização dos recursos hospitalares e na garantia de um atendimento mais ágil e seguro. A mesa “NIR: possibilidade e atuação no âmbito hospitalar”, moderada por Leila Faria (GRS Unaí) e Barbara Correa (SRS Patos de Minas), tratou do papel do NIR como elo entre gestão hospitalar e regulação externa.
Segundo Leila Faria, “o seminário possibilita a troca de experiências e o aprimoramento dos fluxos de regulação em toda a macrorregião”. O NIR visa, principalmente, reduzir o Tempo Médio de Permanência (TME) e aumentar o giro de leitos. Para isso, foram destacadas estratégias como:
- Planejamento de Alta Responsável: articulada desde a admissão, garantindo continuidade do cuidado com segurança;
- Gestão de Processos: Rounds multiprofissionais e identificação precoce de pacientes com risco de longa permanência, evitando hospitalizações prolongadas.
Normativas e alinhamento da rede
Palestras aprofundaram o entendimento das normativas e do funcionamento da rede. Renan Guimarães e Elton Junior Sandy Prates abordaram as diretrizes estaduais e nacionais, destacando a importância do uso regulado e criterioso dos leitos, com base na equidade e na necessidade clínica.
Marcos Paulo apresentou o fluxo de regulação via SUSFácil, reforçando a necessidade de comunicação clara e segura entre unidades para transferências mais ágeis. Já Ana Luísa Pinheiro, na palestra “Quem sou eu na rede de Urgência e Emergência?”, ressaltou que fortalecer o SUS exige reordenar a RUE e qualificar seus componentes – da Atenção Básica ao SAMU 192 – com responsabilidades e fluxos definidos.
Transição de Cuidados e Desospitalização
Encerrando o evento, Patrícia Keyth de Oliveira, Luísa Braga e Dr. Gabriel Azevedo abordaram a desospitalização segura por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). O modelo foi apresentado como alternativa humanizada que reduz internações e otimiza os recursos da rede para casos de maior complexidade.
O Seminário cumpriu seu objetivo de promover o alinhamento regional e consolidar o NIR como motor da eficiência e da segurança do paciente na Macrorregião Noroeste. Para Juliana Luiz, “momentos como este reforçam o valor do trabalho conjunto entre municípios, regionais e Estado, sempre em busca de um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado.”
Por: GRS Unaí
Foto: Brenno Luiz