Governo de Minas acompanha atendimento das carretas da saúde nas aldeias indígenas de Pradinho e Água Boa, em Bertópolis e Santa Helena de Minas

Objetivo de levar a Saúde para cada vez mais perto do cidadão alcança também os povos originários de Minas

Em mais uma ação voltada à promoção da saúde e inclusão dos povos tradicionais, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve na manhã da quinta-feira, 9/10, nas aldeias indígenas de Pradinho, em Bertópolis e, em seguida, em Água Boa, situada em Santa Helena de Minas. O objetivo das visitas foi acompanhar os atendimentos oftalmológicos e de saúde bucal que estavam sendo realizados pelas carretas especializadas que levam estes serviços diretamente às comunidades indígenas.

A ação faz parte da agenda oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na macrorregião de Saúde Nordeste, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a equidade no acesso à saúde. As carretas realizam exames e diagnósticos em campo, permitindo que os indígenas da etnia Maxakali recebam atendimento especializado sem precisar se deslocar para centros urbanos.

Durante a visita, o secretário recebeu um ofício com demandas apontadas pelas lideranças locais e profissionais de saúde que atuam na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI), além de acompanhar de perto o fluxo dos atendimentos e a estrutura montada para acolher a população indígena.

“Nosso compromisso é fazer ainda mais pela população indígena”, afirmou o secretário. “Além do recurso que já foi destinado para a compra de um carro específico para a população indígena, vamos colocar cerca de 30% a mais de recursos no Hospital Cura D’ars, que é a nossa referência hospitalar para esta população, e destinar R$ 2 milhões para a construção de uma nova UBSI em Bertópolis, mais humanizada e com melhor acolhimento”, anunciou Fábio Baccheretti.

Presente na comitiva, o conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado, Durval Ângelo, falou sobre as articulações para melhorar o bem estar dos indígenas da região. “Fico feliz em voltar a aldeia e poder ajudar a encaminhar da melhor forma possível os problemas dos maxacalis. Ajudamos a solucionar o problema da energia e agora a gente traz as boas notícias para a saúde de vocês”, disse o conselheiro.

O secretário aproveitou para registrar também que o Governo de Minas pretende expandir o serviço prestado pelas carretas da Saúde, levando outras especialidades até a população indígena, a exemplo das que são fornecidas pelo CEAE – Centro Estadual de Atenção Especializada – de Teófilo Otoni.

A comitiva contou com a presença de assessores do gabinete, referências importantes do nível central da SES, técnicos da área de saúde, além do dirigente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo.

A ação integra o conjunto de estratégias da SES-MG para ampliar o acesso à saúde em regiões de difícil acesso e fortalecer a atenção básica e especializada junto às populações vulneráveis, como os povos indígenas. Levar serviços de saúde para cada vez mais perto dos mineiros é um dos principais objetivos da atual gestão do Governo de Minas.

Por: Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni

Fotos: Leonardo Alves

Rolar para cima