O objetivo é alinhar as necessidades de saúde regionais com ações educativas para o Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos iniciou a articulação institucional para promover a discussão da proposta regional do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PGTES). As discussões são feitas por meio da Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço (CIES) Regional, constituída por representantes de diversas instituições.
Fomentado pelo Ministério da Saúde (MS), o PGTES em Minas Gerais contempla a regionalização da Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de forma articulada e contínua, aprimorando o planejamento e dimensionamento da força de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
A superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, foi coordenadora do 1º Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Minas Gerais. Segundo ela, o PEGTES Minas Gerais é um importante instrumento técnico, político e pedagógico auxiliar no processo de diagnóstico situacional, planejamento, monitoramento e avaliação das ações de gestão do trabalho e da educação. “Acredita-se, portanto, que sua institucionalização se configurará como instrumento norteador e condutor de estratégias transversais de valorização, cuidado e fortalecimento do trabalho e do trabalhador”, explicou.
Na avaliação da coordenadora do CIES da Regional de Passos, Vanessa Aparecida de Assis, a gestão do trabalho e educação em saúde são pilares fundamentais para a qualificação contínua dos serviços prestados pelo SUS. “Discutir essas temáticas na CIES Regional fortalece o compromisso com a valorização dos profissionais da saúde, a organização adequada das equipes e a formação permanente dos trabalhadores”, disse.
A composição do CIES é feita com representantes das secretarias municipais de saúde dos municípios polos microrregionais, Santa Casa de Misericórdia de Passos, Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFSuldeminas), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Hemominas, Superintendência Regional de Ensino de Passos (SRE Passos), Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso, gestão estadual (SRS Passos) e a referência técnica do Plano Operativo de Equidade e Promoção à Saúde (POEPS).
As reuniões do CIES são bimestrais. A primeira ocorreu em setembro e a próxima está marcada para novembro. Segundo Vanessa de Assis, o CIES busca integrar as pautas da educação em saúde e da gestão do trabalho nas discussões regionais, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade da atenção à saúde, “promovendo um SUS mais eficiente, humanizado e resolutivo para os usuários”.
“A educação permanente em saúde, por exemplo, permite que os profissionais reflitam sobre sua prática e aprimorem suas competências com base nas necessidades reais dos territórios. Já a gestão do trabalho busca garantir vínculos laborais justos, condições adequadas de trabalho e uma estrutura organizacional que favoreça o cuidado com qualidade”, explicou Vanessa.
Por: Enio Modesto
Foto: Ascom SRS Passos/Enio Modesto – primeira reunião do CIES da SRS Passos