Tabagismo é tema de treinamento multiprofissional na GRS Pirapora

No dia 21/8, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, promoveu capacitação de profissionais da saúde na abordagem e tratamento ao paciente tabagista, no município de Buritizeiro, marcando o mês de mobilização social em saúde de prevenção ao uso do tabaco.

A abertura do treinamento teve início com a palavra da Josiane Rodrigues Magalhães, referência da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde, da GRS Pirapora. Ela pontuou a importância do acolhimento ao paciente usuário do tabaco. “É fundamental compreender que o tabagismo é uma dependência química e comportamental, exigindo acompanhamento contínuo e estratégias individualizadas”, disse. Ela reforçou ainda que é necessário seguir com as exigências e orientações do tratamento.

No segundo momento, a farmacêutica Luciana de Almeida Magalhães, coordenadora de Assistência Farmacêutica, da GRS, complementou a abordagem anterior. Ela enfatizou que o paciente necessita de informações claras, repassadas pelo profissional de saúde. “É necessário clareza sobre os riscos do cigarro, apoio na tomada de decisão, respeito à individualidade e reconhecimento dos avanços”, disse. Segundo ela, por menor que seja o avanço do paciente, é parte importante para o processo de cessação o estabelecimento de vínculo de confiança e o apoio multiprofissional.

Em contribuição ao treinamento, o psicólogo Igor Ribeiro Neves, da Unidade Básica de Saúde Alto São Francisco, do município de Buritizeiro, chamou a atenção para os desafios enfrentados no território.“Entre os principais desafios encontrados atualmente está a baixa adesão da população aos grupos de tabagismo”. Para ele, é fundamental que a GRS auxilie na criação de estratégias que favoreçam a participação desses pacientes no grupo.

A médica Bruna Dias Peixoto, da Unidade Básica de Saúde Sambaíba, também em Buritizeiro, destacou que a capacitação é essencial para qualificar as equipes da atenção básica no apoio ao paciente para enfrentamento do tabagismo. “Treinamentos atualizados oferecem aos profissionais mais segurança técnica e habilidades de comunicação para conduzir grupos de cessação, além de fortalecer o trabalho em rede e ampliar a resolutividade das ações preventivas”, disse.

Encerrando o treinamento, Gilza Francisca Alves, referência técnica em tuberculose da Vigilância Epidemiológica da GRS Pirapora, ressaltou que cada contribuição apresentada demonstra a importância do trabalho integrado entre profissionais de saúde. Ela destacou que, diante dos desafios de adesão e da necessidade de acolhimento, é essencial que todos mantenham o compromisso de apoiar o paciente em cada etapa do processo de cessação.“Somente com união e estratégias bem aplicadas será possível alcançar resultados mais efetivos no enfrentamento ao tabagismo”, concluiu.

Por: GRS Pirapora

Foto: GRS Pirapora

Rolar para cima