A Escola capacitou mais de 15 mil profissionais, produziu 97 trabalhos técnico-científicos e obteve avaliação positiva de 98,7% dos alunos
A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados significativos, reafirmando seu papel estratégico na formação de profissionais da saúde pública e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. Como Escola de Governo, a ESP-MG vem se consolidando como referência nacional em educação permanente em saúde.
Neste período, a Escola capacitou 15.264 alunas e alunos por meio de diversas ações educacionais. Um dos destaques foi a conclusão da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, que formou 42 profissionais preparados para atuar com ainda mais competência e sensibilidade na rede de atenção psicossocial do estado.
Os cursos a distância também tiveram grande adesão, como o de Qualificação Profissional para Trabalhadores de Salas de Vacina, com 3.462 participantes; o Qualificação em Vacinação para Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS), com 3.000 inscritos; o Curso sobre Tabagismo, com 1.576 alunos; o Saúde LGBTQIAPN+, com 1.351 participantes; o Percurso Formativo do Fiscal Sanitário – Módulo 1, com 1.287 capacitados e o curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde, com 682 alunos.
Na modalidade presencial, seguem em andamento as especializações em Saúde Pública, Direito Sanitário, Saúde Pública no Sistema Prisional e, em agosto, começa a primeira turma daEspecialização em Gestão do SUS.
Outras ações educacionais estão em curso e ampliam o alcance da formação técnica, humana e estratégica da ESP-MG: Formação de Instrutores de Tai Chi Chuan (Taiji Quan) e Qi Gong, nos polos das Academias da Saúde de Minas Gerais (presencial); a Capacitação de Pessoas Ativadoras do Controle Social do SUS em MG (remoto); os Webinários sobre Controle Social do SUS em Minas Gerais e o Curso “Organização do Cuidado em Rede”, da série Saúde em Rede (EAD).
Um dos marcos do semestre foi aabertura da 13ª Turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS)- Nível Fundamental 2025, uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada pela ESP-MG em parceria com a SES-MG.
A lista de entregas importantes reúne ainda: a realização do Seminário “Resistir, inventar e re(existir) no cuidado, na política e nas lutas em Saúde Mental”, que teve vagas esgotadas e lista de espera ; o lançamento de mais uma publicação da Editora ESP, o livro Nada será como antes: invenções cotidianas para o cuidado em liberdade nas redes de atenção psicossocial; a conclusão das Oficinas sobre Integralidade do Cuidado em Saúde Mental, que alcançaram as 28 regionais de saúde e qualificaram 623 profissionais; a realização do Seminário Itinerante da Turma XI da Especialização em Direito Sanitário, que abordou a atuação do Comitê Estadual de Saúde no FONAJUS e a abertura do Curso Introdutório de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, promovido em parceria com a SES-MG, com carga horária de 20h e formato híbrido ( presencial e remoto).
Ações institucionais também tiveram espaço neste primeiro semestre, entre elas a participação no Conexão Minas Saúde- evento que reuniu gestores, especialistas e profissionais da saúde para discutir temas estratégicos e inovações no SUS, o Lançamento do Plano de Integridade da ESP-MG, a celebração dos 79 anos da ESP-MG, em 3 de junho, quando foi lançado o novo site institucional e apresentada a reforma estrutural da sede da ESP-MG.
Para a Diretora da ESP-MG, Mara Tanure, o balanço do primeiro semestre mostra que a Escola está no caminho certo: promovendo conhecimento, fortalecendo o SUS e contribuindo para uma saúde pública mais qualificada e acessível em todo o estado de Minas Gerais. “Os números refletem o compromisso da nossa equipe e a confiança dos municípios mineiros na ESP-MG. Seguimos firmes, inovando e ampliando o acesso ao conhecimento, sempre com foco na melhoria da saúde pública para toda a população.”
Formação que chega a todos os cantos de Minas
Os cursos da Escola também alcançaram 99,6% dos municípios mineiros, com pelo menos um aluno matriculado. A avaliação dos cursos também foi motivo de comemoração, pois 98,7% das alunas e alunos avaliaram positivamente a experiência formativa na Escola.
A ESP-MG também avançou na produção técnico-científica, com97 produções realizadasaté o momento, incluindoartigos publicados, capítulos de livros, e-books e trabalhos apresentados em eventos.
Essas produções reforçam o compromisso da Escola com a pesquisa estratégica e com a articulação entre ensino e serviço.
Patrimônio que educa
Além de sua atuação educacional, o edifício que abriga a ESP-MG é um patrimônio histórico e arquitetônico de Belo Horizonte. A sede, tombada em 2022, é um exemplo da transição entre os estilos art déco e modernista, e está localizada em Belo Horizonte, na Avenida Augusto de Lima, 2061, esquina com rua Uberaba, s/ nº, no bairro Barro Preto.
Integrante da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública e da Rede Nacional de Escolas de Governo, a ESP-MG segue firme em sua missão de formar trabalhadores e gestores para o SUS, apoiar políticas públicas e fomentar a educação permanente em saúde.
Texto: Vívian Campos/ASCOM/ ESP-MG