

O que é o projeto Regionaliza SES?
O Regionaliza SES é uma iniciativa estratégica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) voltada ao fortalecimento da gestão regional. Seu objetivo é tornar as Unidades Regionais de Saúde (URS) mais autônomas, ágeis e alinhadas com as necessidades de cada território, promovendo uma saúde pública mais eficiente, acessível e resolutiva para a população mineira.
O projeto está passando por uma reestruturação, veja o que o nosso Subsecretário Luiz tem a dizer sobre isso e acompanhe por aqui todas as mudanças que estamos organizando para melhorar os fluxos e levar mais Saúde aos mineiros.
MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE
A Subsecretaria de Regionalização (SUBR) está realizando um levantamento de servidores interessados em atuar em suas áreas de trabalho.
Esta não é uma seleção ou concurso, mas sim um cadastro para identificar servidores que desejam contribuir com as atividades da SUBR.
Se você é servidor(a) da SES/MG e tem interesse em integrar a equipe da Subsecretaria de Regionalização, preencha o formulário eletrônico clicando no botão ao lado.
📌 Prazo: inscrições abertas até nova comunicação.
⚠️ Importante: A manifestação de interesse não garante movimentação interna, sendo apenas uma etapa preliminar para identificação de perfis compatíveis com as demandas da Subsecretaria.
SUBCAST
QUAL É O OBJETIVO DO PROGRAMA?
Fortalecer a integração e a responsabilização das regionais na implementação das políticas, promovendo processos ascendentes e adaptados às especificidades de cada território.
Com esse novo modelo, as regionais poderão sinalizar dificuldades nas diretrizes vindas do nível central, tornando as ações mais sensíveis às realidades locais. Assim, esperamos adotar medidas concretas, baseadas nas informações coletadas nos territórios e em estudos assistenciais.
Para viabilizar essas transformações, foi necessária a suspensão da transição dos processos operacionais para a SUBR, priorizando o fortalecimento da atuação estratégica da regionalização. Essa decisão resultou em uma reformulação estrutural, tanto no nível central quanto no regional.
PRINCÍPIOS NORTEADORES
- Foco em entregas de valor.
- Aproveitamento de estruturas existentes.
- Fortalecimento da estrutura das URS.
- Liderança regional fortalecida.
- Comunicação transparente e mudanças ágeis.
APRESENTAÇÃO DAS DIRETORIAS E COORDENAÇÕES
O QUE MUDOU?
SUBR - Nível Central
Diretoria de Articulação de Políticas de Saúde incorporou o NEAR, agora chamado Coordenação de Estudos Assistenciais Regionalizados. Essa diretoria também passou a contar com a nova Coordenação de Articulação Estratégica à Regionalização, mantendo ainda a Coordenação de Consórcios e Prestadores de Saúde.
Na Diretoria de Monitoramento de Políticas de Saúde, a Coordenação de Contratos Assistenciais foi mantida, enquanto outras duas coordenações tiveram seus escopos redefinidos:
- Coordenação de Aprimoramento e Gestão de Indicadores
- Coordenação de Monitoramento e Integração Regional
Confira a nova estrutura da SUBR - Nível Central:

SUBR - Nível Regional
As mudanças foram motivadas por fatores como:
- Sobrecarga das áreas técnicas e pouco tempo para aprofundamento nas políticas
- Competências conflitantes entre CR e ADECS
- Redução da atuação estratégica dos dirigentes por conta de atividades operacionais
Principais alterações:
- A saída do Núcleo de Orçamento e Finanças da estrutura da unidade regional, com a retirada da etapa operacional dos pagamentos
- A incorporação, pela ADECS, de atribuições antes concentradas na Coordenação de Regionalização, como a condução do Plano Diretor de Regionalização e o secretariado executivo da CIB
- O fortalecimento das áreas técnicas no monitoramento das políticas de saúde, com redistribuição estratégica da força de trabalho
- A transferência da competência sobre contratos assistenciais para a CRAS, que também será fortalecida para monitorar políticas de saúde
- A criação de uma nova referência na Assessoria do Dirigente para apoiar a atuação estratégica regional e promover uma gestão mais integrada e alinhada às prioridades locais
Com isso, a SES passa a contar com um novo espelhamento entre o nível central e o regional, reforçando o compromisso com políticas mais eficazes e adaptadas às necessidades de cada território.
Confira a nova estrutura da SUBR - Nível Regional:
EXPERIÊNCIAS EXITOSAS
DEPOIMENTOS




DÚVIDAS QUE PODEM SURGIR
Por que o programa foi criado?
Para integrar e responsabilizar melhor as regionais, respeitando as especificidades locais.
O que muda para os servidores?
Mais estrutura, clareza nos processos e participação na tomada de decisão.
Como a população será beneficiada?
Com serviços mais qualificados e adequados à realidade de cada território.