Na quinta-feira, 17/7, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba promoveu o 1º Encontro Regional do Plano Diretor de Regionalização (PDR). Realizado no Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o evento reuniu gestores municipais de saúde de toda a Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o PDR e discutir informações estratégicas para a rede de saúde do território.
O PDR é um instrumento de planejamento estratégico do SUS (Sistema Único de Saúde), que orienta a organização dos serviços de saúde de forma hierarquizada, considerando as realidades micro e macrorregionais. Durante o encontro, os participantes assistiram à apresentação técnica da atual estrutura assistencial da região, passando pelos os indicadores de resolubilidade hospitalar, infraestrutura disponível, fluxos assistenciais e distribuição dos serviços em diferentes níveis de complexidade.
A coordenadora de Regionalização da SRS Uberaba, Sheila Beatriz Rezende de Oliveira, destacou a importância do momento como um marco de aproximação dos gestores com o planejamento regional. Segundo ela, “o encontro é um convite à corresponsabilidade na gestão da saúde pública”. “Os dados que apresentamos mostram onde estamos avançando e, sobretudo, onde precisamos agir com mais eficiência e equidade. O PDR não é um documento estático, ele deve refletir a realidade viva dos territórios”, conclui a coordenadora.
Entre gestores SUS
Aproveitando a reunião de gestores do território, equipe do Hospital de Clínicas também apresentou o projeto “Entre Gestores SUS: HC-UFTM de Portas Abertas”, e mostrou a estrutura existente para o atendimento regional de alta complexidade. Na parte da tarde, ocorreu uma visita guiada dos gestores às instalações do hospital e ao heliponto, inaugurado na sexta-feira, 11/07. Luciana de Almeida Silva Teixeira, superintendente do HC-UFTM, afirmou a importância da parceria entre o hospital e a Superintendência Regional de Saúde, “para fazer a interlocução junto aos gestores municipais”.
A superintendente também apresentou estatísticas importantes do HC-UFTM, que realizou 14.630 internações, 10.742 cirurgias, 282.768 consultas ambulatoriais, 105 mil procedimentos ambulatoriais, 30 mil exames genéticos gráficos, 82 mil exames radiológicos, 965.286 exames laboratoriais, totalizando quase 1,5 milhão de procedimentos em 2024. Possui 2.600 colaboradores, entre servidores da universidade, colaboradores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e terceirizados. Como instituição de ensino e pesquisa, possui cinco cursos técnicos, 12 de graduação, 30 programas de residência médica, cinco de residência uni e multiprofissional e 8 programas de pós-graduação institucional com mestrado e doutorado que usam o hospital como campo de prática. Em média, 5.000 pessoas circulam no complexo hospitalar diariamente.
Por Sara Braga
Fotos: SRS Uberaba