Rotas Saúde em Pauta, na Macro Nordeste, reforça comunicação entre Regionais de Saúde e imprensa local

As unidades regionais de saúde de Pedra Azul e Teófilo Otoni participaram, nos dias 15 e 16/7, da oficina do Projeto Rotas Saúde em Pauta. A atividade, realizada no auditório da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, reuniu os dirigentes regionais e coordenadores, além de órgãos de imprensa da região.

O projeto integra o planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e é conduzido pela Assessoria de Comunicação e Mobilização Social do Nível Central. O objetivo é fortalecer as ações de comunicação institucional e mobilização social em saúde em cada território mineiro.

Segundo a jornalista Priscilla Fujiwara, coordenadora do Núcleo de Comunicação Regionalizada e Mobilização Social da SES-MG, “o projeto tem como foco o reforço das ações de comunicação e de mobilização em todas as regiões do estado, levando em conta as peculiaridades de cada região”.

A programação da oficina incluiu atividades teóricas e práticas voltadas ao fortalecimento do relacionamento das unidades regionais com a imprensa local e regional. Também foram abordadas estratégias para dar maior visibilidade às políticas públicas de saúde. Durante o encontro, a jornalista Ricarda Caiafa, da equipe de comunicação do nível central da SES-MG, apresentou os diversos canais de comunicação da SES, como forma de facilitar o acesso às informações.

As equipes regionais elaboraram planos de comunicação e mobilização em saúde que serão implementados no biênio 2025-2026. As ações visam promover uma comunicação mais assertiva e alinhada às necessidades locais, fortalecendo o vínculo entre as equipes da SES-MG e os usuários do SUS.

Saúde e Prosa

Durante o evento, ocorreu o “Cafezim Saúde e Prosa”, uma conversa com os jornalistas da região sobre as principais ações da SES-MG. A referência técnica da Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, Manuela Botelho, falou sobre o cenário epidemiológico das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Já o coordenador de Acesso aos Serviços de Saúde da mesma regional, David Mello de Jesus, tratou sobre regulação de pacientes, taxas de internação e transferências. O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde (GRS) Pedra Azul, Davidson Rodrigues Castro, apresentou dados sobre a SRAG e a síndrome gripal. Ele abordou também a vigilância laboratorial, monitoramento viral e as ações realizadas pelo vacimóvel.

A assessora de Desenvolvimento, Estratégia e Comunicação Social da SRS Teófilo Otoni, Edilaine Ferreira Monteiro Lauar, explicou o fluxo de atendimento à imprensa aos veículos de comunicação, que devem acionar os assessores regionais para apuração de informações e agendamento de entrevistas, sempre que possível. Uma novidade foi a criação de um canal direto entre jornalistas e os assessores, por meio de aplicativo de mensagens, que facilita e agiliza a divulgação das notícias regionais.

Mídia trainer

Uma novidade desse encontro foi a realização de um mídia trainer – ou treinamento de mídia – com os dirigentes regionais e com técnicos que frequentemente já participam de entrevistas. O treinamento orientou como se portar diante das câmeras, como falar com clareza e como transmitir segurança durante as entrevistas. O gerente regional de saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, destacou que o evento possibilitou estabelecer estratégias de fortalecimento dos canais de comunicação, com uma comunicação mais assertiva para a população. “Essa oportunidade de estarmos reunidos com os veículos de comunicação é importante para que possamos estabelecer um fluxo de interação com a imprensa local para que possamos ter uma abrangência maior da informação para a população”.

O superintendente regional de saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo Santos, reforçou que o projeto Rotas Saúde em Pauta é uma estratégia da SES-MG para buscar mais aproximação com os veículos de comunicação. “Essa é uma oportunidade para que os veículos de comunicação possam conhecer os nossos fluxos e nossas demandas para que possamos ter uma comunicação mais eficiente junto a população. Com esse estreitamento no relacionamento com os veículos de comunicação do território teremos condições de levar uma linguagem mais acessível para a população, informar sobre as ações que estão sendo realizadas no território, e assim, fortalecer medidas de autocuidado na saúde pública que é necessária”.

Plano regional de comunicação e mobilização social

Na etapa final do encontro, foram elaboradas propostas de ações de comunicação direcionadas para o planejamento estratégico da SES e dos diversos públicos: servidores, prestadores, Rede SUS, secretarias municipais de saúde, entre outros. Entre as ações propostas estão a realização de um seminário macrorregional de mobilização social e o diagnóstico dos veículos de comunicação da região, visando identificar quais são os veículos de comunicação da região, além de fortalecer o relacionamento da SES com esses canais de comunicação.

Próximas etapas

O Projeto Rotas Saúde em Pauta terá continuidade com novas oficinas agendadas nas seguintes datas e localidades:

  • Juiz de Fora, Leopoldina, Barbacena e São João del-Rei – 12 e 13 de agosto;
  • Ponte Nova, Ubá e Manhuaçu – 9 e 10 de setembro;
  • Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Itabira – 16 e 17 de outubro.

Por Allan Gomes Campos

Imagem: Allan Gomes Campos

Rolar para cima