No dia 16/7, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio São Francisco (CIMMESF), em parceria com a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, promoveu um encontro para oficializar sua atuação como o primeiro executor do Programa VISA CIS em Minas Gerais. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro de Educação Permanente (CEP) e reuniu autoridades municipais, regionais e estaduais.
A adesão ao Programa Vigilância Sanitária por meio dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (VISA CIS) representa um importante avanço na regionalização e qualificação das ações de vigilância sanitária no estado. A proposta do programa é fortalecer a atuação consorciada dos municípios, promovendo uma abordagem mais eficiente, cooperativa e alinhada com as necessidades reais de cada território.
No contexto da Regional de Saúde de Pirapora, o CIMMESF passa a coordenar e executar ações estratégicas que envolvem os municípios de Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Pirapora, Ponto Chique, Várzea da Palma e Santa Fé de Minas. Essa iniciativa permitirá maior padronização dos serviços, uso racional de recursos e fortalecimento da capacidade técnica local, contribuindo para a melhoria da saúde pública.
De acordo com Filipe Curzio Laguardia, superintendente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), “a execução regionalizada por meio de consórcios é uma estratégia inovadora e necessária para ampliar o acesso às ações de vigilância sanitária, garantindo mais qualidade, equidade e resposta oportuna aos desafios locais”, disse
Filipe ressaltou ainda que “a vigilância sanitária, historicamente, teve uma descentralização sempre voltada à municipalização, e existem poucos processos de regionalização das ações de vigilância sanitária, dessa forma”, disse o superintendente. Segundo ele, essa é uma estratégia consagrada dentro do próprio SUS (Sistema Único de Saúde).
O prefeito de Pirapora – e presidente do CIMMESF, Alexandro Costa César, destacou que a união dos municípios por meio do consórcio representa um novo momento para a saúde regional.
“A cooperação intermunicipal é essencial para vencermos os desafios que cada cidade, isoladamente, não conseguiria enfrentar sozinha. Esse programa leva em conta nossa realidade e fortalece a gestão pública”, destacou.
Em um cenário onde a colaboração se torna cada vez mais essencial para o desenvolvimento regional, o CISMMESF de Pirapora se destaca como um modelo de gestão eficiente e um exemplo de como a união de forças pode gerar resultados concretos para o bem-estar da população.
Por: GRS Pirapora – Foto: GRS Pirapora