Oficina do Programa VISA CIS fortalece ações de Vigilância Sanitária no Vale do Jequitinhonha

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha (CIMBAJE), promoveu, no dia 10 de junho, a 1ª Oficina do Programa VISA CIS. O encontro foi realizado no parque de exposições do município de Pedra Azul e reuniu representantes da SES, equipes municipais de Vigilância Sanitária e apoiadores técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS).

O principal objetivo da atividade foi a construção conjunta do Plano de Trabalho para a implementação regionalizada das ações de vigilância sanitária, com base nas necessidades identificadas nos 25 municípios que compõem a área de abrangência da GRS Pedra Azul.

Participaram da oficina os apoiadores técnicos da SES-MG: Tânia Mara Lima de Morais Jacob (Coordenação de Orientação de Normas Técnicas e Regulamentos – CONT), Daniela Fernandes César (Diretoria de Vigilância em Alimentos – DVA), Matheus Miranda (Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde e Interesse à Saúde – DVSS) e Renata Stehling Reis (Diretoria de Vigilância em Medicamentos e Congêneres – DVMC), além de representantes da equipe do NUVISA da GRS Pedra Azul, da equipe do VISA CIS do CIMBAJE e de profissionais das vigilâncias sanitárias municipais.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da GRS Pedra Azul, Renata Alves de Sousa Campos, o foco do evento foi a elaboração coletiva do plano, considerado estratégico para o sucesso da iniciativa. “O Plano de Trabalho é o principal instrumento do VISA CIS. Ele define as ações a serem executadas, considerando a realidade e as demandas específicas das vigilâncias sanitárias municipais, de forma regionalizada e participativa”, explicou.

O coordenador do programa no CIMBAJE, Frederico Lúcio de Carvalho, reforçou a importância do encontro. “A oficina foi um momento significativo de troca entre municípios, consórcio e SES-MG. Discutimos os principais eixos temáticos da vigilância sanitária e identificamos as demandas prioritárias da região. A equipe do VISA CIS do CIMBAJE está preparada e motivada para prestar apoio técnico aos 25 municípios. Até o dia 18 de julho, finalizaremos o Plano de Trabalho e o cronograma de capacitações para os fiscais e colaboradores”, destacou.

A programação do encontro incluiu a apresentação do Programa VISA CIS e do esboço inicial do plano de ações, seguido da divisão dos participantes em grupos temáticos. Cada grupo contribuiu com a elaboração das propostas, posteriormente consolidadas em plenária.

Como preparação para o evento, foi realizada uma pré-oficina virtual no dia 3 de junho, com a apresentação do diagnóstico situacional dos municípios elaborado pela equipe do VISA CIS do CIMBAJE. Na ocasião, a equipe do NUVISA da GRS Pedra Azul também apresentou a Linha de Base do território, com os indicadores que irão orientar o monitoramento dos resultados do programa ao longo de um ano.

Programa VISA CIS avança em Minas Gerais

A oficina regional integra o processo de consolidação do Programa VISA CIS em Minas Gerais. A iniciativa da SES-MG visa qualificar e regionalizar as ações de vigilância sanitária, por meio do fortalecimento da atuação dos consórcios públicos de saúde e da oferta de apoio técnico às equipes municipais.

O programa prevê a realização de diagnósticos prévios das estruturas de vigilância sanitária locais, seguidos de análise situacional, para identificação de desafios, necessidades e serviços prioritários para fiscalização nos territórios.

Durante o II Seminário Estadual do VISA CIS, realizado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde nos dias 26 e 27 de maio, foi reafirmada a importância da construção participativa dos Planos de Trabalho, com o envolvimento direto das Unidades Regionais de Saúde (URS), consórcios e municípios, respeitando as especificidades de cada território.

Ao qualificar tecnicamente as equipes locais, o programa contribui diretamente para o fortalecimento da fiscalização de produtos e serviços, prevenção de riscos sanitários e maior proteção à saúde da população mineira.

Por Allan Gomes Campos

Imagens: Lara Neres Pereira – VISA Municipal de Itaobim

Rolar para cima