Maio Amarelo em Minas: acidentes com motos e pedestres geram alerta

Tragédias recentes envolvendo acidentes de trânsito em Belo Horizonte reforçam a necessidade de conscientização da população sobre comportamentos seguros nas vias públicas.

Nesse contexto, durante todo o mês de maio, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participa do movimento internacional Maio Amarelo, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. Ações como informações nas páginas da SES-MG (@saudemg) nas plataformas digitais visam à informação e prevenção a situações de risco à saúde. 

Estudo

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizou um estudo inédito com mais de 2 milhões de registros de acidentes de trânsito entre 2019 e 2025. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação entre os dois órgãos.

Para o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, os dados reforçam a importância de políticas públicas de prevenção. “O Maio Amarelo é o mês da consciência no trânsito. A SES-MG e o Corpo de Bombeiros fizeram uma análise profunda da dinâmica dos acidentes: onde ocorrem, quais os mais comuns e letais. Isso nos permite direcionar ações integradas com municípios, governo e sociedade”, afirmou.

Dados 

O Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), registrou, entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2025, um total de 3.317 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, sendo 2.268 (68,38%) referentes aos ocupantes de motocicletas.

O segundo grupo mais atendido foi o de pedestres, com 415 ocorrências (12,27%) em 2024 e 436 (13,14%) em 2025. Os dados dos dois anos, considerando os quatro primeiros meses, são semelhantes, como demonstrado nas tabelas a seguir.

Tabela 1 – Atendimentos no Hospital João XXIII

Período: 1º de janeiro a 30 de abril de 2024

Tipo de AtendimentoQuantidade
Ciclista141
Ocupante de automóvel de passeio353
Ocupante de motocicleta2.310
Ocupante de ônibus163
Pedestre415

Fonte: Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais

Tabela 2 – Atendimentos no Hospital João XXIII

Período: 1º de janeiro a 30 de abril de 2025

Tipo de AtendimentoQuantidade
Ciclista99
Ocupante de automóvel de passeio354
Ocupante de motocicleta2.268
Ocupante de ônibus160
Pedestre436

Fonte: Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais

O coordenador de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS BH), Francisco Lemos, destacou que diversos fatores contribuem para esse cenário. “Existem fatores culturais, estruturais e sociais. Minas Gerais é o segundo estado com mais mortes em acidentes de trânsito. O Atlas da Violência, recentemente lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que as vítimas de acidentes de trânsito superam as de homicídios em Minas Gerais (3.249 contra 2.795)”, afirma.

Lemos também ressaltou as consequências pessoais e sociais dessa realidade. “As perdas de vidas mexem com as estruturas familiares. São irreparáveis e podem afetar de várias maneiras, da economia à saúde mental.” 

No campo da saúde pública, Lemos enfatizou o impacto direto na assistência. “Certamente, a assistência à saúde também é afetada. Os números de atendimentos no João XXIII expõem essa situação”. 

Por: Leandro Heringer / Fotos: Leandro Heringer

Rolar para cima