Capacitação em manejo clínico de arboviroses fortalece atendimento de saúde em Unaí

No dia 26/3, foi realizada na Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí uma importante capacitação sobre o manejo clínico das arboviroses, que são doenças causadas por arbovírus como dengue, zika e chikungunya. O evento, promovido pela Força Estadual Sistema ünico de Saúde (SUS) MG em parceria com a GRS Unaí, reuniu profissionais assistenciais, médicos e enfermeiros, além dos profissionais da vigilância em saúde, com o objetivo de aprimorar o atendimento e o tratamento de pacientes acometidos por essas doenças.

A Força Estadual SUS MG, composta por uma equipe multidisciplinar de médicos e enfermeiros, atua em conjunto com a Vigilância em Saúde Estadual para oferecer suporte aos municípios em situações de risco epidemiológico, surtos, endemias, pandemias, desastres ambientais e outras emergências de saúde pública. A capacitação em Unaí faz parte de uma série de ações que a equipe está realizando em todo o estado para fortalecer a capacidade de resposta dos profissionais de saúde.

Durante o evento, foram abordados diversos temas relevantes para o manejo clínico das arboviroses, incluindo: atualização sobre as principais arboviroses – dengue, zika e chikungunya; manejo clínico de casos graves, com ênfase na identificação de sinais de alerta e condutas para evitar complicações; protocolos de atendimento e a importância da vigilância epidemiológica, com foco no cenário epidemiológico.

A participação ativa dos profissionais de saúde durante a capacitação demonstra o compromisso da região em oferecer um atendimento de qualidade à população. A troca de experiências e o debate sobre os desafios cotidianos contribuíram para o aprimoramento das práticas clínicas e para a construção de um trabalho em rede mais eficiente.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS Unaí, Franciele Nascimento, é indispensável investir em capacitação continuada dos profissionais de saúde para o enfrentamento das arboviroses e outras emergências de saúde pública. Ela enfatiza que, “com profissionais mais preparados e informados, é possível garantir um atendimento mais eficaz e reduzir o impacto dessas doenças na população”.

A referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da GRS Unaí, Ana Paula Cabral, ainda destaca que “O ano de 2024 foi crítico para nossa região, assim como para todo o estado e, por isso, em todas as oportunidades devemos reforçar com gestores, coordenadores de vigilância em saúde e profissionais a necessidade de garantir o real uso dos protocolos assistenciais vigentes. A assistência adequada no manejo das arboviroses é fundamental para a redução dos casos graves e óbitos”.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí / Fotos Brenno Luiz

Rolar para cima