A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está coordenando, por meio das 28 Unidades Regionais de Saúde, o Dia D contra a Dengue, que será realizado neste sábado (23/3) em todo o estado.

Mais de 600 municípios mineiros já aderiram ao movimento Minas Unida do Combate ao Mosquito, com a previsão de diversas ações de mobilização que buscam orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.

Estão previstas blitz educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas, além de visitas às casas para orientar e conscientizar os moradores que a responsabilidade diária de combater a dengue, zika e chikungunya é também do cidadão.

A programação dos municípios e os materiais informativos disponibilizados para a campanha do Dia D, bem como outras informações sobre arboviroses, podem ser acessados em: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Dia D na capital

Em Belo Horizonte, as ações de prevenção serão realizadas nas nove regionais da cidade. Na região da Pampulha haverá mutirão de limpeza, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e sobrevoo de drones, que serão realizados de forma estratégica para mapear e eliminar os focos do mosquito, se necessário. Além disso, as vistorias dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em imóveis serão intensificadas.

O Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, também realizará abordagens educativas, com a distribuição de materiais informativos de prevenção à dengue, chikungunya e zika. Assim como os agentes e para reforçar a importância do cuidado, os mobilizadores também vão repassar orientações e dicas à população.

Para acompanhar essa mobilização e atender a imprensa, o subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Prosdocimi, e a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde da capital, Thaysa Drummond, estarão às 9h, no Centro de Saúde Santa Terezinha, que fica na Rua Senador Virgílio Távora, 157, bairro Santa Terezinha.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão