Minas Gerais enfrenta o segundo ano epidêmico das arboviroses. Segundo painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nas 18 cidades da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, até o dia 22/3, foram registrados 18.670 casos prováveis de dengue, desses, 11.862 casos foram confirmados. Há 19 óbitos em investigação e 5 confirmados para a doença. Foram notificados 1.327 casos prováveis de chikungunya, destes, 552 foram confirmados e há dois óbitos em investigação e um confirmado para a doença.

Diante do cenário enfrentado em Minas Gerais, a SES-MG, por meio da Unidade Regional de Saúde de Uberlândia, promove, no dia 23/3, a segunda ação do Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população e profissionais de saúde de doze municípios, principalmente em Uberlândia, sede da macrorregião Triângulo do Norte, e outras cidades maiores como Araguari, Patrocínio e Monte Carmelo. Os demais oito municípios foram: Abadia dos Dourados, Araporã, Cascalho Rico, Coromandel, Indianópolis, Iraí de Minas, Prata e Tupaciguara.

O enfrentamento às arboviroses é responsabilidade de todos - cidadãos, poder público e toda a sociedade. As arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya. A eliminação dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos.

Marcelo José Pires Ferreira, superintendente regional de saúde de Uberlândia, reforçou a representatividade da ação na região e os impactos esperados. “É muito importante que a população abra as portas para receber os agentes de endemias para combater os focos do mosquito, evitando os casos de doença, principalmente aqueles mais graves que podem evoluir para óbito. Além dessa ação, municípios da região também fazem outras atividades e esperamos que a população participe ativamente conosco”, disse o superintendente.

Ao longo da semana, as equipes municipais realizaram diversas ações de mobilização com a comunidade. Em Patrocínio, por exemplo, as escolas dos bairros Boa Esperança, Carajás e Ouro Preto fizeram trabalhos educativos com os alunos.

Município de Estrela do Sul

Em Araguari, no Dia D, a população pode trocar materiais recicláveis por materiais escolares e, em Indianópolis, os inservíveis são entregues para a correta destinação e a pessoa recebe cupons para concorrer a prêmios. Enquanto isso, na rodoviária de Coromandel, a equipe de endemias montou um stand educativo para alertar a população das doenças transmitidas pelo mosquito.

Dia D em Uberlândia
As notificações de casos suspeitos de chikungunya foram os critérios utilizados para a mobilização no bairro Tocantins, em Uberlândia, neste sábado, 23/3. Nas últimas três semanas, quatorze quarteirões apresentaram notificação de casos suspeitos da doença. Nesta manhã, 45 agentes comunitários de endemias passaram de casa em casa e de comércio em comércio nas regiões consideradas mais críticas da localidade para orientar a população, fazer vistoria nos imóveis e recolher os entulhos.

A pequena Ester Silva Ribeiro, de sete anos, recebeu a visita da equipe de saúde na escola durante a semana. Todo o conhecimento aprendido pode ser comprovado ao se observar a atenção dela nas explicações das fases do desenvolvimento do mosquito, no stand que foi montado, neste sábado, na praça. A criança ficou atenta aos pequenos detalhes e a sua mãe, a analista de departamento pessoal Reila da Costa Ribeiro, de 39 anos, reforçou que a família está vigilante na residência, pois familiares que moram no mesmo bairro tiveram chikungunya e dengue nos últimos meses. “Meu pai teve chikungunya há dois meses e está até hoje sentido dores, ainda com sequelas. Meu irmão também teve chikungunya e meu sobrinho dengue. O caminho certo é evitar, não tem outro jeito”, disse a analista de departamento pessoal.

O jornalista e presidente do conselho local de saúde, Donizete Moreira, destaca o quanto é importante o bairro Tocantins receber a ação do Dia D. “A ação tem que começar em nossas casas e, eu faço um apelo aqui para comunidade: o índice do setor Oeste é altíssimo, para dengue e chikungunya, e temos que ter consciência que são doenças que matam”, alertou Moreira.

Balanço do Dia D na região

Durante o Dia D, nas doze cidades mobilizadas da Unidade Regional de Saúde (URS) de Uberlândia, o mutirão de limpeza percorreu uma área de abrangência composta por cerca de 20 mil imóveis e, pelo menos, 50 mil pessoas foram orientadas. Participaram da estratégia importantes parceiros, como as demais secretarias municipais, órgãos públicos estaduais, escolas, entidades religiosas, empresas, associação de moradores e imprensa.

Saiba mais em: www.saude.mg.gov.br/aedes

Por Lilian Cunha