Com o objetivo de ampliar a participação popular na gestão das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada nesta terça-feira (4/7) a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Catuji. O evento teve como tema: “Saúde da Mulher e Saúde do Homem, com ênfase na prevenção do Câncer de Colo Uterino e de Próstata”, e contou com a presença de representantes do Estado, município, profissionais de saúde e usuários do SUS.

Crédito: Augusto do Monte

A superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabete Alves Ottoni, enfatizou que é de grande relevância a parceria do Estado com o município, sendo papel da Regional de Saúde orientar os municípios na organização das conferências e subsidiá-los com elementos técnicos e com palestrantes. “É um grande prazer estar com o município no momento em que mesmo chama a população para discutir os seus propósitos, as suas demandas, tentando buscar as melhores soluções para o Sistema Único de Saúde. Isso reflete o Estado parceiro dos municípios em suas dificuldades”, afirmou a superintendente Márcia Ottoni.

Já o secretário de Saúde e Vice-Prefeito de Catuji, Ailton Batista de Freitas, ressaltou a importância da participação dos presentes. “A mobilização das pessoas vem expressar a credibilidade que a população deposita em nossa gestão. Vamos ouvir o que o povo quer, para podermos colher as propostas e, assim, atender a nossa demanda de maneira satisfatória”, disse. Para a palestrante e referência técnica da Saúde da Mulher e da Criança da SRS de Teófilo Otoni, Ana Luiza Pinheiro, é um grande avanço para o município de Catuji discutir as Politicas Públicas voltadas para a saúde da mulher. "Temos que ter sempre em mente que a prevenção é o melhor caminho para podermos acabar com os diversos cânceres que assolam os nossos municípios, em todo o Brasil”, reforçou Ana Luiza Pinheiro.

Por Lineu Cardoso

Enviar para impressão