Nesta terça-feira e quarta-feira (25 e 26/11), o município de Barbacena sedia a Oficina de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. O evento é promovido pela Diretoria de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em parceria com o Ministério da Saúde, Unidades Regionais de Saúde, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA/MG), Prefeitura Municipal de Barbacena, Conselho Municipal de Saúde de Barbacena e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais.

A proposta da oficina tem por base auxiliar as práticas de vigilância em saúde que devem estar inseridas em todos os níveis da Rede de Atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como orientar a população em geral quanto aos riscos e cuidados relacionados ao uso de agrotóxicos, com atuação junto aos trabalhadores e conselheiros de saúde e lideranças comunitárias, com o intuito de disseminar a estratégia. “Outro objetivo é identificar durante esses dois dias os principais problemas da região relacionados ao uso de agrotóxicos e definir com os diversos atores envolvidos, a elaboração de um plano de ação municipal e regional do enfrentamento da população exposta a agrotóxico. É um plano de ação muito simples, que eles podem executar com os parceiros que eles têm”, explicou a Diretora Estadual de Saúde do Trabalhador da SES/MG, Elice Elaine Ribeiro.

Na ocasião, representantes de áreas intersetoriais dos municípios das regiões de Barbacena, Congonhas/Conselheiro Lafaiete, São João Del Rei e Ubá, participam de palestras e mesas redondas com representantes da SES/MG, SEAPA/MG, EMBRAPA, IMA e EMATER-MG. “Essa é a quinta oficina que estamos fazendo no estado e está sendo muito proveitosa, pois aqui eles discutem a realidade local”, avaliou Ribeiro.

Nas outras quatro oficinas já realizadas no estado também foram elaborados planos de vigilância locais que estão sendo executados com acompanhamento da Diretora Estadual de Saúde do Trabalhador.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão