Em Minas Gerais, estima-se que 10% da população acima de 20 anos tenha diabetes, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos diabéticos no estado.  O diabetes é causado pelo aumento da glicose no sangue, que acontece quando o pâncreas não produz ou produz pouca insulina. No dia 14 de Novembro comemoramos o Dia Mundial do Diabetes, data criada para alertar às pessoas que o diabetes é uma doença crônica que atinge milhares de pessoas.

As três formas mais comuns do diabetes são: tipo 1, tipo 2 e gestacional. O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade é mais frequente em crianças, adolescentes ou adultos jovens, quando o organismo para de produzir a insulina, sendo necessárias injeções diárias da substância. O tipo 2 geralmente ocorre em adultos e está ligado a má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse e sedentarismo. Já o gestacional é ocasionado pelas altas taxas de glicose no organismo durante a gravidez, com elevados riscos de desenvolvimento do diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

A mudança do estilo de vida é primordial para prevenir e controlar a doença. Segundo a referência técnica da Coordenadoria da Rede de Hipertensão e Diabetes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Fernanda Santos Pereira “o controle da obesidade, da hipertensão arterial sistêmica, sedentarismo, a diminuição do consumo de alimentos gordurosos e a preferência pelos cereais, grãos integrais, frutas e vegetais, além de evitarem o aparecimento do diabetes, previnem as doenças cardiovasculares”, afirma.

Ilustração: Cláudia Daniel

O atendimento na rede pública

Pessoas diagnosticadas ou com suspeitas de diabetes são atendidas na atenção primária por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesses locais elas participam de ações de promoção à saúde e recebem orientações sobre a prevenção de complicações da doença, além de realizarem consultas regulares com profissionais de saúde que auxiliam no tratamento da diabetes.

Quando há a necessidade, os usuários podem ser encaminhados para os Centros Hiperdia Minas.  Esses Centros são unidades de atenção secundária à saúde voltados para o atendimento de diabéticos e hipertensos de alto e muito alto grau de risco. Nas unidades são desenvolvidas ações voltadas para o tratamento, redução das complicações e controle dessas doenças, através do acompanhamento de uma equipe multi e interdisciplinar e de um cuidado diferenciado.

Acesso a medicamentos

Para o tratamento do diabetes, a SES disponibiliza medicamentos e insumos para o tratamento e monitoramento da doença. São fornecidos três tipos de antidiabéticos orais, dois tipos de insulinas e para que o usuário realize o monitoramento dos níveis de glicose são disponibilizados: aparelho para aferição capilar de glicose (glicosímetro), tiras reagentes e lancetas, que são dispositivos que auxiliam na obtenção de amostras de sangue para testes que necessitam de uma ou duas gotas de sangue.

Esses itens estão disponíveis para acesso gratuito nas farmácias públicas/Unidades Básicas de Saúde municipais, mediante apresentação de receita médica e documento de identidade do usuário. Nessas unidades, são disponibilizadas também seringas e agulhas.

Para o recebimento das insulinas e dos insumos de monitoramento da glicemia capilar, os usuários com diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 Insulinodependentes e Diabetes Gestacional devem estar cadastrados no Sistema de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica – SIGAF.

O cadastro no SIGAF é realizado na própria UBS. O cidadão precisa apresentar seus dados pessoais no momento do atendimento na unidade de saúde, como nome, CPF, endereço, telefone. O aparelho para medir a glicose, as tiras reagentes e lancetas são fornecidas apenas pacientes com Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2 insulinodependentes e Diabetes Gestacional.  

A SES/MG também financia e adquire o Análogo Glargina 100 UI/mL solução injetável, fornecido conforme critérios estabelecidos em Resolução Estadual (Resolução SES/MG nº 2.359/2010). Para o acesso ao Análogo Glargina, o usuário deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para abertura de processo administrativo de solicitação do medicamento, o qual será avaliado por médicos especialistas, conforme parâmetros estabelecidos pela referida resolução. No caso de autorizado o fornecimento, o medicamento passa a ser dispensado na própria unidade básica de saúde.

Para mais informações ligue 155, opção 02.

Por Núbia Costa

Enviar para impressão