Com o conceito “Com Gripe não se brinca”, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou na tarde de hoje, 16/04, a campanha contra a gripe, edição 2014. Durante a participação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) - instância de negociação, pactuação, planejamento e avaliação da gestão das políticas de saúde em Minas - Representantes do Estado e gestores municipais de saúde receberam informações de como será a campanha deste ano.

A Assessora de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Gisele Bicalho, apresentou a campanha, que neste ano, foi divida em duas fases. A primeira é composta pela vacinação, que ocorrerá durante os dias 22 de abril a 9 de maio, e é voltada para os públicos adultos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e mulheres no período pós parto, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde.
A segunda etapa da campanha é voltada para a prevenção nos meses de maio a junho, período de baixas temperaturas e muito propício a doença. Neste momento será promovida pela SES-MG uma campanha de conscientização e de prevenção à gripe.

De acordo com Gisele Bicalho, a campanha ainda irá envolver ações na rodoviária de Belo Horizonte, no metrô e em eventos com grande fluxo de pessoas. “Iremos realizar ações de mobilização social sobre a gripe em grandes eventos como a Expozebu e a Fenamilho. Estes locais recebem um grande número de turistas, inclusive estrangeiros. Além de ações nestes locais iremos trabalhar ações de mobilização social nas escolas ensinando sobre a “etiqueta da tosse” e sobre o uso e a importância do sabonete para a higienização das mãos”, disse.

A Assessora ainda esclareceu que para este ano a campanha irá contar com uma inovação, que é a intervenção teatral “Conte-me sua história sobre a gripe”. Nesta ação um ator estará em locais de grande movimentação de pessoas e escutará histórias sobre o tema gripe com o objetivo de divulgar informações qualificadas.
Acompanhando a reunião de CIB e a apresentação da nova campanha pelo Canal Minas Saúde, a Auxiliar Administrativo da Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Regional (CIR), da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), Adriana Oliveira Nunes afirmou que o período e o clima que se aproximam começam a exigir mais cuidados em relação à doença. “A gripe é uma doença que parece algo simples, mas não é. A importância de se conscientizar a população é evitar que o vírus se espalhe. Hábitos corretos, como a ingestão de muito líquido e a higienização das mãos, são ações que muitas vezes fazem a diferença”, disse.

Durante a reunião também foi pedido aos gestores de saúde que ajudem na divulgação da campanha. O momento também foi de apresentação do novo Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado. O Gestor enfatizou o conhecimento dos desafios e a grande preocupação com os assuntos da área da saúde. “A saúde exige um cuidado especial e para mim será uma forma de construir soluções e realizar com dedicação um grande trabalho”, disse.

Por Alessandra Maximiano

Enviar para impressão