Há 20 anos foi definido o dia 17 de novembro como o dia mundial de combate ao câncer de próstata, na Austrália. Em 2011, foi estabelecida a campanha do “Novembro Azul”, pelo Instituto “Lado a Lado Pela Vida”, no Brasil, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Apesar dos esforços para que mais homens se conscientizem do cuidado que precisam ter com a saúde, ainda há dificuldade para vencer a resistência do público masculino em relação à prevenção do câncer de próstata.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que 46% dos homens só procuram ajuda dos serviços de saúde quando sentem algo.

Segundo a assistente social e referência em mobilização social do município de Lima Duarte, Amanda Cristina do Nascimento, o público masculino negligencia a saúde: “os homens vão menos aos serviços de saúde. Eles têm uma certa resistência em procurar um médico, fazer exames”, revela.

29.11.2023-Juiz-de-Fora-novembroazul2

Estratégias dos municípios

Para que os homens sejam alertados, é preciso ir até eles. “Durante a campanha, a gente busca ir até as fábricas para passar orientações e marcar exames”, conta. Das empresas de Lima Duarte contactadas para receber orientações e agendamento de consulta, uma adiou a programação poucas horas antes do comparecimento de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A palestra seria no dia 22 de novembro e a empresa ainda não assinalou o possível reagendamento da ação.

Em 2023 foi diagnosticado um caso de câncer de próstata no município, segundo dados do Sistema de Internação Hospitalar (SIH), do Ministério da Saúde.

Já no município de Senador Côrtes, a Secretaria Municipal de Saúde contou com a fé para conseguir levar uma palavra de conscientização aos homens. A enfermeira Fernanda Rodrigues Pires deu orientações durante o terço dos homens, na igreja Nossa Senhora Aparecida. “Pensamos em locais no município onde há grande concentração do público masculino. Aí veio a ideia do terço dos homens”. Mesmo fora do horário de trabalho, Fernanda fez questão de comparecer para conscientizar.

Em Oliveira Fortes, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um jantar dançante para conseguir chamar a atenção dos homens. “Essa foi uma forma de conseguirmos juntar, comida boa, música e prevenção, uma das maneiras de chamar atenção e ter a presença do público alvo”, contou o enfermeiro Júnior Henrique Corrêa.  Durante o evento houve a participação de um psiquiatra abordando o tema saúde mental após um diagnóstico de câncer.

Em Arantina, a Secretaria Municipal de Saúde foi até um centro de acolhimento de dependentes químicos para passar orientações para os pacientes. Alguns deles não faziam exames há anos.

29.11.2023-Juiz-de-Fora-novembroazul3

Sobre o câncer de próstata

Além de incentivar o cuidado acerca do diagnóstico do câncer de próstata, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) atua para sensibilizar a população masculina, gestores e profissionais de saúde quanto ao autocuidado e cuidado integral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade, que repercutem sobre as condições de saúde dessa população.

O que aumenta o risco?

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver câncer de próstata:

Idade: tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos;

Pai ou irmão diagnosticados com câncer de próstata antes dos 60 anos: podem refletir tanto fatores genéticos (hereditários), quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias;

Excesso de gordura corporal;

Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações, relacionados ao trabalho: são exemplos o arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, fuligem, dioxinas, entre outras. Evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável.

Sinais e sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos sintomas do crescimento benigno da próstata. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais. Fique atento e procure atendimento médico caso sinta dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

Para mais informações acesse: https://www.saude.mg.gov.br/saudedohomem

Por Jonathas Mendes

Enviar para impressão