A secretária Maria Nazaré de Freitas faz atividades físicas desde a infância. Hoje, aos 63 anos, continua com o mesmo ritmo: dança, faz ginástica localizada, bicicleta. O bom humor, o sorriso largo e a disposição para uma boa conversa vêm, segundo ela, dos exercícios, da alimentação saudável e do olhar positivo para a vida.

“Gosto de realizar atividades coletivas porque elas permitem criar laços de amizades, encontrar as pessoas, se divertir junto. Além disso, fico com mais disposição para brincar com minha neta, a Clara. Dançamos juntas, corremos, e me sinto com a energia de uma criança”, relata Nazaré, entre sorrisos.

Foto: Acervo Pessoal

Para a coordenadora de Promoção da Alimentação Saudável e Adequada e Atividade Física da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carolina Guimaraes Marra Nascimento, Nazaré não está errada. Para ter uma vida mais ativa, é importante colocar a atividade física como uma rotina. “As atividades físicas ajudam a prevenir e controlar doenças cardiovasculares e cânceres. Trazem benefícios como a melhoria do sono, a redução do estresse e da depressão, auxiliando na saúde mental das pessoas, uma vez que libera hormônios que aumentam a sensação de bem-estar físico e mental”, explica Carolina.

Pensando nos benefícios no longo prazo para a saúde coletiva e individual, a SES-MG lançou neste mês de abril a campanha “O futuro começa agora! Atividade física para se viver mais e melhor”. A iniciativa marca também as comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, comemorado no dia 6 de abril, e o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril.

“Buscamos mostrar ao público adulto a importância de incluir hábitos mais saudáveis no dia a dia. Os modos de vida que adotamos hoje têm impacto no nosso futuro, determinam como podemos ter um envelhecimento melhor. O que você faz hoje influencia em como você vai envelhecer”, completa a coordenadora.

Carolina destaca que a prática de atividade física não depende somente de uma decisão pessoal. Existem diversos fatores individuais, coletivos, ambientais, culturais, econômicos e políticos que podem facilitar ou dificultar a realização das atividades. Assim, fomentar e promover atividade física para a população é uma ação essencial, porque é um fator de proteção e de melhora dos níveis de saúde e bem-estar, além de ajudar a evitar o crescimento de doenças e sua repercussão no sistema de saúde pública.

Ações

Em Minas Gerais, por meio da Política Estadual de Promoção da Saúde (POEPS), a Secretaria de Saúde incentiva os municípios a incluírem práticas corporais diversas nos serviços oferecidos na atenção primária. As comunidades, territórios e municípios mineiros desenvolvem diversas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos.

O Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011, é uma estratégia de cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos. Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para ofertar práticas corporais e atividades físicas; promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outras atividades.

Em Minas Gerais há 447 polos em 314 municípios. Para ter acesso aos polos disponíveis em seu território, acesse este link: www.mg.gov.br/servico/ofertar-academia-de-saude

Nunca é tarde

A dona de casa Divina Nunes de Medeiros tem 61 anos e frequenta a Academia da Cidade do bairro Campo Alegre, em Belo Horizonte, desde os 59. Divina foi encaminhada para o polo após uma consulta com o fisioterapeuta de sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e para ajudar a melhorar dores no joelho que sentia ao caminhar e subir escadas.

Aula coletiva na Academia da Cidade do bairro Campo Alegra| Foto Divina Nunes Arquivo Pessoal 

Hoje, ela frequenta a academia três vezes por semana. As dores do joelho melhoraram e, além disso, encontrou nas atividades da Academia mais disposição para o dia a dia, atividades de lazer e muitos amigos. “As dores no joelho pararam, eu fiz amizades com o pessoal da academia. E, mais importante, sou acompanhada de perto pela equipe do posto de saúde, eles realizam avaliação física regularmente para adaptarem os exercícios e saber da minha evolução. Fazem controle do peso, acompanhamento com nutricionista e o fisioterapeuta. É muito bom para mim”, avalia.

Para começar

Para ser considerada ativa, uma pessoa adulta precisa praticar atividade física por pelo menos 150 minutos por semana, seja durante o lazer, o trabalho e o deslocamento para o trabalho.

Para inserir os exercícios na rotina diária e realizar mudanças na alimentação, a dica é fazer mudanças graduais para adaptar o corpo ao novo estilo de vida. A SES-MG idealizou o hotsite Vida Saudável com sugestões que podem ajudar a incluir as mudanças necessárias para melhorar a qualidade de vida.

“É possível realizar pequenas mudanças para se manter ativo. Podemos, por exemplo, realizar tarefas domésticas como lavar louça e arrumar a casa e fazer caminhadas, esportes ou danças nas horas de lazer. Uma outra alternativa é procurar as unidades de atenção primária à saúde que desenvolvem ações de atividades física e de promoção da saúde”, orienta Carolina Guimarães.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão