A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, visando uma maior mobilização sobre a campanha “Sexo Seguro”, reforçou durante o mês de fevereiro aos seus municípios a necessidade da realização da campanha de prevenção às Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no período do pré-Carnaval e Carnaval, com ações de conscientização da população, ressaltando a necessidade de proteção através do uso de preservativos.

Os Núcleos de Vigilância Epidemiológica e a Coordenação de Vigilância em Saúde da distribuíram cerca de 114.480 mil preservativos masculinos, 550 unidades de preservativos femininos e 900 unidades de gel lubrificante para os municípios de sua abrangência e para o Serviços de Atenção Especializada e Centros de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) que atende aos municípios de João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Catas Altas.

De acordo com o Diretor Regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, a Regional de Saúde de Itabira através das áreas técnicas apresentou aos seus municípios o alerta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que orienta sobre a importância do cuidado com a saúde, com o foco em doenças como HIV/Aids, hepatites e sífilis, por meio do sexo seguro.

“Sabemos que os nossos municípios já realizam diversas ações e campanhas de prevenção das Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e isso durante todo o ano nos postos de saúde, mas no período do carnaval a prevenção precisa e deve ser intensificada. A Regional identificou ações em vários municípios, como Barão de Cocais, Itabira, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Piracicaba, além de João Monlevade e Santa Bárbara. Essas ações chamam a atenção da população, como blitz educativas e stands em locais de grande circulação e dentro dos próprios eventos de pré-Carnaval já realizados”, destacou Maurício.

Santa Bárbara

Na última semana, a Prefeitura de Santa Bárbara realizou a “Blitz da Prevenção”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de sensibilizar a população sobre informações sobre o HIV e a evolução dos métodos de prevenção e tratamento.

Já a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco distribuiu preservativos masculinos e femininos, além de panfletos com orientações sobre como se prevenir das ISTs para o público presente.

Ações em Santa Bárbara

Segundo a secretária municipal de Saúde, Wanessa de Lana Alves Rezende, as UBSs do município disponibilizam preservativos durante todo o ano, e além disso, também é possível fazer os exames de HIV, Sífilis e Hepatites Virais nas próprias Unidades Básicas de Saúde.

João Monlevade
A Secretaria Municipal da Saúde de João Monlevade promoveu na terça-feira (14), a realização de testes de HIV e Sífilis para toda a população na Policlínica (antigo PA). A ação faz parte da campanha "Antes de cair na folia, faça o teste e previna-se”.

A campanha tem o objetivo de conscientizar principalmente os jovens quanto às ISTs e conta com apoio dos profissionais do SAE/CTA. Os testes são abertos a todos e não há limite de idade ou público específico e também haverá distribuição de preservativos.

As ações no município serão realizadas durante todo o período de pré-Carnaval e do Carnaval, e será constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs.

De acordo com a coordenadora do CTA, Maria Luiza Maciel, a campanha deste ano irá envolver as Unidades Básicas de Saúde do município que deverão realizar diversas atividades, como blitz educativas, palestras, testagem rápida, entrega de preservativos e orientações sobre prevenção às ISTs.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, informa que os atendimentos a infectados pelo SAE/CTA funciona na Unidade Básica de Saúde Padre Hildebrando de Freitas, no bairro Vila Tanque, em João Monlevade, na rua Dezessete, nº15, e o telefone é (31) 3851-1672.

Conforme dados de dezembro/2022, repassados pelo SAE/CTA, que é referência para atendimento em João Monlevade, Bela Vista de Minas, Catas Altas, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata, há 265 soropositivos (pessoas vivendo com HIV) nesta microrregião.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O Ministério da Saúde recomenda aos órgãos que trabalham com saúde pública e saúde coletiva o uso da nomenclatura "IST" (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no lugar de “DST” (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A denominação "D" de "DST", vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as "infecções" podem ter períodos assintomáticos, ou se manterem assintomáticas durante toda a vida do indivíduo, como são os casos da infecção pelo HPV e o vírus do herpes, detectadas por meio de exames laboratoriais.

São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

Saiba mais em: www.saude.mg.gov.br/sexoseguro

Por Flávio A. R. Samuel