A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou aos 31 municípios da região da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, 113.762 preservativos, sendo 111.456 camisinhas masculinas (preservativo externo) e 2.306 camisinhas femininas (preservativo interno). Além disso, foram entregues 1.300 unidades de gel lubrificante. O quantitativo disponibilizado foi reforçado com o objetivo não apenas de proteger de uma gravidez indesejada, como também evitar doenças como HIV/Aids, hepatites virais, sífilis, entre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O reforço nos quantitativos dos materiais é devido à campanha Sexo Seguro, que, durante o Carnaval, reforça a importância do uso de preservativos. “Mensalmente, a GRS Ubá repassa aos municípios materiais para prevenção das ISTs, mas nesta época do ano essa ação é reforçada. Além disso, também distribuímos material gráfico sobre sífilis e prevenção combinada do HIV, para serem utilizados nas campanhas realizadas durante o Carnaval, e orientamos que sejam afixados em locais estratégicos, considerando a programação dos eventos que ocorrem nos municípios”, disse Priscila Teixeira, referência técnica regional do Programa IST/Aids e Hepatites Virais.

Equipe de Saúde de Visconde do Rio Branco em uma blitz educativa com o tema de prevenção às ISTs - Foto: Divulgação

Em 2022, nas microrregiões de Saúde de Ubá e Muriaé, segundo o painel temático estadual de Vigilância em Saúde, foram notificados 148 casos de HIV/AIDS e 74 casos de hepatites virais. Em relação à sífilis, foram notificados 945 casos da doença, sendo 686 de sífilis adquirida, 197 de sífilis em gestante e 62 de sífilis congênita.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

As cidades que já confirmaram Carnaval de Rua em 2023, na área da regional de Ubá, são: Antônio Prado de Minas, Miradouro, Vieiras, Eugenópolis, Presidente Bernardes, Patrocínio do Muriaé, Guidoval, Tabuleiro, Rodeiro, São Geraldo, Ubá e Visconde do Rio Branco.

Saiba mais sobre prevenção às IST’s em: https://www.saude.mg.gov.br/sexoseguro

Por Keila lima

Enviar para impressão