Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose - 24 de março -, os municípios abrangidos pela Gerência Regional de Saúde (GRS)  de Ubá realizaram um mês de atividades de prevenção e informação sobre a doença. As ações foram estimuladas pelo Núcleo de Epidemiologia da GRS, com o objetivo de mobilizar as equipes de saúde e alertar a população sobre uma das principais causas infecciosas de morte do mundo, que está presente no Brasil e dentre os 853 municípios mineiros, 501 (59%) registraram pelo menos 1 caso de tuberculose entre os seus residentes em 2020 (clique aqui para acessar o hotsite da SES-MG com mais detalhes).

Palestra e distribuição de material informativo referente a Tuberculose realizada em Rodeiro - Foto: Divulgação - Secretaria Municipal de Saúde de Rodeiro

Os municípios diversificaram a abordagem do tema, utilizando-se de mídias sociais, sites das prefeituras e das secretarias de saúde, bem como meios mais tradicionais, como afixação de cartazes nas unidades. “Foi muito gratificante propor aos municípios as ações e ver que as realizaram com tanta criatividade e empenho. Tivemos entrevistas das referências técnicas municipais de tuberculose em rádios locais, iniciativas como cafés de manhã e da tarde para um bate papo, e, claro, o aproveitamento do tempo das pessoas que aguardavam atendimentos nas unidades de Saúde para uma abordagem breve sobre o agravo, em uma atividade conhecida como ‘Sala de Espera’”, contou Jéssica Simões, referência técnica do Programa de Controle da Tuberculose da GRS Ubá.

Estudantes de medicina da UNIFAGOC distribuem ficha de investigação de Tuberculose e Hanseníase em Ubá - Foto: Keila Lima

As ações foram realizadas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), contando com a participação dos médicos, equipe de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, demonstrando a importância da integração da equipe multiprofissional no combate à doença. “Todas estas mobilizações são de extrema importância para orientar a população sobre os sinais e sintomas da doença e reforçar que o diagnóstico e tratamento são oferecidos gratuitamente pelo SUS. A Tuberculose, se tratada corretamente, tem cura, e a população precisa ter conhecimento disso para que possa apoiar de forma acolhedora os pacientes que estão em tratamento, e também buscar o serviço de saúde no aparecimento de algum sintoma”, completou Jéssica.

Ubá faz parceria com universidade

Em parceria firmada com a UNIFAGOC (Centro Universitário Governador Ozanam Coelho), a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá realizou o projeto “Tuberculose - Acolhimento para Cura”, em 12 unidades de ESF da cidade. Com a apresentação de alunas do curso de medicina, a abordagem incluiu uma breve explicação sobre o tema durante as Salas de Esperas, sendo distribuído, em seguida, panfletos e aplicação da Ficha de Investigação Hanseníase e Tuberculose.

Estrategicamente, uma das ações mais eficazes no rastreamento e interrupção da cadeia de transmissão da tuberculose é a identificação precoce de sinais e sintomas, e a divulgação de informações sobre a doença. “Por isso, estruturamos o projeto contemplando esta tática, ofertando ao maior número de pessoas a Ficha de Investigação, que já é utilizada pelo município de Ubá nas ações de rastreamento e vigilância pelas unidades de Saúde do município desde fevereiro de 2021, e constitui-se em um importante instrumento de busca ativa de novos casos”, contou Luciana Siqueira Dias Gomes, referência técnica municipal de tuberculose e hanseníase. As participantes do curso de medicina da UNIFAGOC foram as estudantes Alissia Baêsso, Gláucia Lemos e Sheila Oliveira, com material da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA).

Quanto ao uso da Ficha de Busca Ativa Hanseníase e Tuberculose, Ubá é o município pioneiro nesta iniciativa, pois não havia um instrumento padronizado pelo Ministério da Saúde para realização de busca ativa por casos de Tuberculose e Hanseníase. “Desde que foi implantado, em fevereiro de 2021, foi possível a investigação ativa de 7.445 pessoas, das quais 24 apresentavam critérios para investigação de tuberculose. Muitos pacientes não se dão conta de que podem estar com sintomas de tuberculose e hanseníase, e assim, de forma ativa, o serviço de saúde busca os principais sinais e sintomas destes agravos, permitindo iniciar o tratamento ainda em estágios iniciais da doença”, informou Luciana.

Confira as cidades que realizaram ações de combate à tuberculose durante o mês de março:

Barão de Monte Alto

Brás Pires