O evento ocorreu por videoconferência, no último dia 23, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado nesta quinta-feira, 24 de março, e contou com a participação dos coordenadores de Vigilância em Saúde, de Epidemiologia, de Atenção Primária, médicos, enfermeiros e farmacêuticos da Farmácia de Minas dos 32 municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni.

Imagem: Tatiana Maciel Ladeia

A discussão foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvep) da SRS Teófilo Otoni, Poliana Ferreira Marçal, pelo coordenador do Laboratório Macrorregional, Bruno Oliveira Souza e Silva e pela coordenadora da Assistência Farmacêutica da Unidade, Tatiana Maciel Ladeia. “Estamos aqui para discutir com vocês os avanços e desafios para controlar a doença no território. A tuberculose permanece como um grave problema de saúde pública. O controle da doença depende da atuação e do empenho de todos nós. Precisamos garantir o acesso dos pacientes às ações de saúde qualificadas”, disse Poliana.

Na ocasião, foram apresentados os indicadores operacionais do Programa de Controle da Tuberculose (PCT) e os exames diagnósticos laboratoriais disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles o teste rápido molecular. “É muito importante que os municípios ampliem o uso desse teste e realizem a cultura para todos os casos novos e retratamento”, ressaltou Bruno.

No final, Tatiana Maciel apresentou os esquemas de tratamento para os pacientes com diagnóstico da doença e informou aos participantes a implantação de novo esquema de tratamento para os casos de infecção latente da tuberculose – ILTB.

Sobre a doença saiba mais em: https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose

Por Déborah Ramos Goecking e Poliana Ferreira Marçal

Enviar para impressão