A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia monitora a situação das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) nos 18 municípios de sua área de abrangência por meio do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREA), que está se reunindo semanalmente. Para subsidiar a atuação em conjunto, a equipe regional analisa o cenário epidemiológico atual em consonância com o Plano Municipal de Contingência e a atuação do Comitê Municipal.

Controle de criadouros do mosquito transmissor - Foto: Lilian Cunha

As ações precisam ser desenvolvidas ao longo do ano, mas entre dezembro e maio, que é o período de maior sazonalidade das doenças, os cuidados devem ser intensificados em todos os eixos: prevenção e controle, vigilância e assistência à saúde. Marcelo José Pires Ferreira, superintendente regional de Saúde de Uberlândia, lembra que o engajamento da população é fundamental para evitar casos e óbitos pelas arboviroses. “A Saúde trabalha articulada com os demais órgãos, mas cada pessoa deve colaborar no processo de eliminação dos possíveis criadouros do mosquito que estão concentrados nas residências e nos locais de trabalho”, reforçou o superintendente quanto à mobilização social.

Semanalmente, o CREA emite um alerta para cada município pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) sobre a classificação de risco da semana epidemiológica, que pode ser silencioso (sem casos), baixo, médio, alto e muita alto. Aqueles municípios que se encontram na média, alta e muita alta transmissão são convidados a participar da reunião regional e são discutidas as ações que devem ser realizadas dentro dos eixos para a redução da incidência. “Além da troca de informações durante as reuniões, estamos fazendo contatos individualizados com cada município para que a assistência, vigilância e comunicação possam ser aprimoradas, projetando a queda das notificações para as semanas seguintes. Recentemente fizemos reunião conjunta do CREA e Comitê Municipal de Grupiara, e consideramos como sendo uma iniciativa válida, pois a incidência está caindo na localidade”, destacou Conrado Augusto Ferreira de Oliveira, referência técnica regional de arboviroses.

Para incentivar o reforço das ações, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) fez o aporte financeiro na ordem de quase R$ 1,5 milhão para a região trabalhar as ações em todos os eixos. Os valores destinados a cada um dos municípios estão relacionados na Resolução SES-MG 7.733/2021, disponível aqui.

A coordenadora da Vigilância em Saúde da SRS Uberlândia, Mariana Costa, destaca que a notificação oportuna por parte dos municípios no sistema oficial dos casos prováveis e encaminhamento rotineiro das amostras para o laboratório regional otimizam a tomada de decisão. “Há ações específicas a serem desenvolvidas em cada uma das fases do Plano de Contingência, que passa pelo envolvimento da população, comunicação, eliminação do vetor, aquisição de insumos e organização assistencial. Por isso, reforçamos a importância da análise de um cenário local real, para alocação e gestão de recursos financeiros, além do apoio estadual para que o município se mantenha em baixa incidência”, finalizou a coordenadora.

Situação das arboviroses na SRS Uberlândia

Segundo o último Boletim de Monitoramento de Arboviroses, dados coletados em 15/3 mostram que a região registrou 602 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Em relação à febre chikungunya, foram registrados 3 casos prováveis da doença. Quanto ao zika vírus, não há caso provável. Não há nenhum óbito confirmado de arboviroses na região.

Para mais informações, acesse: http://www.saude.mg.gov.br/aedes

Manejo clínico das arboviroses: https://youtu.be/qdhd6XBQYyU

Vigilância laboratorial das arboviroses: https://youtu.be/JH2vRu5HzrM