As altas temperaturas, o período chuvoso e os locais com água parada favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças causadas por arbovírus. Para enfrentar este cenário com alto número de pessoas infectadas principalmente por dengue e chikungunya, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde de Unaí, promoveu, no dia 23/3, o segundo Dia de D de combate ao Aedes em 12 municípios com o apoio de diversos profissionais de saúde e da comunidade.

Em Paracatu, pólo da microrregião de Saúde de Unaí/Paracatu, foram realizadas blitz educativa, visitas casa a casa e distribuição de material informativo. Essas ações foram realizadas em conjunto com a Secretaria de Saúde, Obras, Instituições de Ensino e a Defesa Civil, os esforços demonstram o compromisso de todos em combater a dengue de forma abrangente e eficaz.

A importância das ações de mobilização foi ressaltada por José Juliano Espíndula, gerente da Regional de Saúde de Unaí. “As iniciativas de combate à dengue desempenham um papel fundamental na erradicação dos possíveis criadouros do mosquito transmissor. Trata-se de um esforço coletivo para proteger nossa saúde e impedir a propagação desta doença. Além de Paracatu, hoje, estamos implementando ações em mais 11 cidades da GRS Unaí. Juntos, estamos intensificando os esforços de conscientização e eliminação de criadouros”.

A programação completa pode ser conferida no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Balanço das ações nos municípios
Durante o Dia D de combate ao Aedes, foram recolhidos diversos materiais sem utilidade que poderiam acumular água parada, 35.300 imóveis foram vistoriados e cerca de 38.286 pessoas foram orientadas em relação à prevenção e combate às arboviroses. As ações contaram com a participação dos parceiros da Secretaria de Obras, Segurança Pública, Agricultura, Meio Ambiente, Conselho Municipal de Saúde, Igrejas, Câmara Municipal, Comunidade Escolar, Defesa Civil e Polícia Militar.

Como a maior parte dos focos do mosquito é encontrada dentro das residências, é fundamental mobilizar a comunidade e promover a conscientização sobre a necessidade de receber os agentes de combate às endemias e manter limpos os imóveis.

O Dia D do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito contou com a participação de 12 municípios da Gerência Regional de Saúde de Unaí.

Cenário epidemiológico
Nos 12 municípios da Gerência Regional de Saúde de Unaí, até o dia 23/3, foram registrados 7.349 casos prováveis de dengue, sendo desses, 6.736 casos confirmados e 10 óbitos em investigação para a doença e 1 já foi confirmado, conforme painel de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Por Gerência Regional de Unaí

Enviar para impressão