A ação do Dia D de vacinação foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com as Unidades Regionais de Saúde (URS) e as secretarias municipais de Saúde e de Educação no sábado, 13/4, em mais de 600 cidades mineiras. Esta mobilização faz parte da estratégia Vacina Mais Minas para ampliar a cobertura vacinal e possibilitar que a população possa atualizar a caderneta de vacinação.

Na programação dos 37 municípios do território da Superintendência Regional da Saúde (SRS) de Juiz de Fora foi preparado atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), praças e até em escolas.

A SRS de Juiz de Fora acompanhou o dia D no município de Matias Barbosa. O superintendente regional de Saúde, Renan Guimarães de Oliveira, e o coordenador da Assessoria de Governança Regional (AGR), Renan Guilherme Barbosa, estiveram nas quatro unidades de saúde onde foi feita a vacinação das 8 às 16 horas.

O superintendente regional de saúde, Renan Guimarães de Oliveira, enfatizou a importância da população procurar a unidade de saúde ao longo dos dias para atualizar o cartão de vacina. “A vacinação contra a influenza previne a gripe, pneumonia e outras doenças respiratórias graves que podem causar morte”, disse.

Cenário da vacinação

Em relação à vacina contra influenza, durante o sábado foram aplicadas 545 doses em Matias Barbosa. As pessoas que foram até às unidades de saúde também tiveram oferta de outros imunizantes. O aposentado João Pereira da Silva, de 67 anos, aproveitou a oportunidade para tomar a sexta dose da vacina contra a covid-19. “Eu vim tomar a vacina da gripe. Então já aproveitei que tinha a vacina de covid, completei a sexta dose já”, contou.

Foram aplicadas 48 doses da vacina bivalente e outras 40 doses da vacina contra covid-19 em crianças. Já para as vacinas de rotina foram aplicadas 97 doses.

A secretária municipal de Saúde de Matias Barbosa, Luiza Helena Menezes de Souza, ressaltou que a população pode procurar também todas as vacinas de rotina. “É o grande dia de tomar a vacina contra a gripe, mas isso não quer dizer que as pessoas não podem tomar outras vacinas. Todas as vacinas de rotina estão disponíveis, não só neste sábado, mas também nos próximos dias”, destacou.

Quem soube aproveitar bem a vacinação foi a vendedora ambulante Rosane de Fátima da Silva. Ela se vacinou na semana anterior na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Dr. João Baptista da Gama Pereira, no bairro Monte Alegre. No dia que foi ao posto de saúde, soube que haveria o Dia D. Então ela também se programou para aumentar a renda. Levou o carrinho de pipoca que costuma ficar perto do mercado e o estacionou na porta da UBS. “Quando fiquei sabendo do dia D imaginei que teria um movimento bom e não pensei duas vezes”.

Para a vacinação contra a gripe, a Regional de Juiz de Fora distribuiu mais de 49 mil doses. Do total, 40.797 doses foram aplicadas. A cobertura vacinal do grupo prioritário (gestantes, idosos, crianças, entre outros) é de 14,25%.

Por Jonathas Mendes

Enviar para impressão