Os municípios de Bom Jesus da Penha, Capetinga, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, São João Batista do Glória e São Tomás de Aquino, da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos), foram contemplados com o Selo Bora Vacinar 2024 pelo desempenho nas coberturas vacinais do Programa Nacional de Imunização (PNI). A certificação, que está na segunda edição, é uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e foi concedida no dia 22/4 aos municípios que atingiram as metas de vacinação de crianças de até dois anos de idade.

A certificação, nas categorias Selo Ouro e Selo Prata, foi entregue no auditório Juscelino Kubitscheck, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, aos 356 municípios mineiros que alcançaram ou se aproximaram das metas vacinais. Foram contemplados com o Selo Ouro 122 municípios com coberturas atingidas em 14 vacinas avaliadas. O Selo Prata foi concedido a 234 municípios com metas cumpridas de dez a 13 vacinas.

Gestores de Delfinópolis, Capetinga e São João Batista do Glória com a premiação

Da Regional de Saúde de Passos, conquistaram o Selo Ouro os municípios de Claraval, Guapé, São João Batista do Glória e São Tomás de Aquino. O Selo Prata ficou com Bom Jesus da Penha, Capetinga, Cássia e Delfinópolis.

Para a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, a premiação de oito municípios da Regional de Saúde de Passos é um estímulo para reforçar as ações pela melhoria dos indicadores de imunização. “O reconhecimento dos municípios vem se revelando animador. Outras ações, como o microplanejamento, que estabelece soluções de acordo com as particularidades de cada região, a imunização extramuros, a ampliação dos horários de funcionamento das salas de vacina e a busca ativa por não vacinados, também são destaques e devem ser reforçadas a fim de melhorar e retomar as altas coberturas neste ano de 2024”, disse.

Ainda segundo Kátia Gonçalves, a queda das coberturas vacinais observada a partir de 2016 reitera a relevância de criar uma agenda positiva no debate dessa temática. “A situação é preocupante e faz-se necessário restabelecer altas coberturas vacinais, evitando o recrudescimento de doenças já erradicadas ou o aumento de doenças controladas”, afirma.

24.04.2024- Passos - Bora Vacinar 2

Bora Vacinar
O Selo Bora Vacinar foi criado para estimular ações municipais destinadas ao aumento das coberturas vacinais para prevenir o retorno de doenças erradicadas e evitar epidemias no estado. A premiação teve a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, entre outros convidados.

Os dados para avaliação e concessão dos certificados são extraídos pela SES-MG da base do Ministério da Saúde (MS) referente ao período de janeiro a dezembro de 2023.

A superintendente da SRS Passos reforça que as altas coberturas vacinais são essenciais para diminuir a circulação de vírus e outros microrganismos nocivos à saúde, por garantirem a proteção individual e coletiva. “Isso demonstra que, quando a maioria das pessoas faz a sua parte e se vacina, elas resguardam aquelas que, por motivos especiais, não podem se vacinar. É o caso de pessoas que possuem alergia a outros imunizantes, os imunossuprimidos (que têm imunidade baixa) e aquelas que estejam fora da faixa etária da vacinação”, conclui.

Por Enio Modesto / Fotos: Edivaldo Almeida - SMS São João Batista do Glória e SMS Guapé

Enviar para impressão