A Secretaria Municipal de Itabirito, município da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH), inaugura o Vacimóvel no dia 16 de março,  na Praça do Centenário, a partir das 9 horas. No evento, será realizada  ação conjunta entre a Atenção Primária e a Vigilância Ambiental em que a equipe da zoonoses vai aproveitar a oportunidade para promover uma ação de conscientização para população sobre  a dengue.

Adquirido com recursos municipais, o automóvel é uma van adaptada para funcionar como uma pequena sala de vacina itinerante. “Sem a parceria com o Estado essa ação não seria possível, pois a disponibilização das vacinas foi fundamental para que pudéssemos realizar esse evento e levar as vacinas para todos os cidadãos do município até nos locais de mais difícil acesso", declara a secretária municipal de Saúde.

A coordenadora de imunização do município, Márcia Souza, destaca as possibilidades de contribuição do vacimóvel. “Há viabilização de ampliar a cobertura vacinal tanto para a população moradora da zona rural quanto por ações em locais como praças. Depois do evento, temos uma programação para atender esses territórios em dias estratégicos nos locais onde é mais difícil para as pessoas chegarem até as salas de vacina”.

Calendário vacimóvel Itabirito

Aliando o início do uso da nova ferramenta, o município promove também a mobilização social com a população. “A oportunidade de divulgar meios de prevenção ao Aedes aegypti e de conscientizar adultos e crianças sobre a responsabilidade de cada um em cuidar de sua casa e seu bairro faz deste evento um dia D municipal de mobilização contra a dengue e demais arboviroses”, afirma a coordenadora de zoonoses municipal Thaís Ribeiro.

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da URS-BH, Talita Chamone, aponta as ações como estratégicas. “Itabirito está de parabéns pelo evento e por investir em estratégia de vacinação extramuros. Unir a mobilização social com o vacimóvel. Apoiamos os  municípios na  realização de  ações para o enfrentamento da epidemia".

Por Leandro Heringer / Foto: Ascom Itabirito

Enviar para impressão