Apesar das chuvas, 27 municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá participaram do segundo Dia D de Combate ao mosquito Aedes aegypti, em uma estratégia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que convocou os municípios mineiros a aderirem ao movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito”. A ação consiste em atividades de conscientização e eliminação de focos do aedes, como blitz educativas e mutirões comunitários, sendo aplicadas de acordo com a realidade de cada localidade e disponibilidade das secretarias municipais de saúde (SMS).

Percepção de conscientização da população

O público infanto-juvenil é o mais engajado no combate ao mosquito, e por isso muitos municípios optaram por fazer ações que envolvam esse recorte populacional, com stands da Saúde e passeatas. “Montamos um mega jogo de tabuleiro na Praça em que cada casa andada sugeria uma ação para o jogador, tudo ligado ao tema das arboviroses”, contou Flávia Lauriano Dias, coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Tabuleiro. “Foi muito divertido e as crianças participaram com empolgação”, disse a coordenadora.

Doze municípios da GRS Ubá optaram por realizar mutirões comunitários, recolhendo - com a participação dos moradores -, materiais inservíveis acumulados nos quintais das casas e terrenos baldios como entulhos, vasilhames e pneus que podem servir como possível foco para o mosquito. O movimento Minas Unida Contra o Mosquito vai além do Dia D, realizado neste sábado 23/3, pois inclui também ações que são realizadas durante os dias úteis, sempre buscando a conscientização e o engajamento da população na causa.

“Ficamos admirados porque não encontramos tanta sujeira em relação ao último mutirão de limpeza, realizado em janeiro, em que tiramos mais de três caminhões, enquanto neste, após a blitz educativa e palestras nas escolas, observamos que estava bem mais limpo e que enchemos quase um caminhão coletor de lixo”, contou Cláudio Sérgio Valadares Rodrigues, coordenador de epidemiologia de São Sebastião da Vargem Alegre.

Apenas quatro municípios comunicaram que remarcaram as atividades para a próxima semana devido às chuvas. Outros adaptaram a agenda para efetivarem as ações neste sábado. “Temos observado o empenho de todas as secretarias municipais de saúde em mobilizar a população no enfrentamento das arboviroses, mesmo com os imprevistos do tempo”, disse Franklin Leandro Neto, gerente regional de Saúde de Ubá.

O movimento “Minas Unida contra o mosquito” teve seu primeiro ciclo realizado em 24/2, sempre com o objetivo de ampliar o combate aos focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

Toda a programação do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Por Keila Lima

Enviar para impressão