Os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) dos 31 municípios da área da Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS Ubá) participaram do 1º Seminário Regional de Aleitamento Materno e da 2ª Oficina de Doação de Leite Humano, realizados no dia 30 de agosto. A iniciativa compõe as ações regionais da campanha “Agosto Dourado” e contribuiu para difundir técnicas e conhecimentos sobre amamentação, bem como celebrar os resultados obtidos pela 1ª Oficina de Doação de Leite Humano, realizada em maio deste ano.

O evento ocorreu no auditório do Hospital Santa Isabel, que abriga o único Banco de Leite da região, e abordou sobre a importância da doação e como a Atenção Primária pode contribuir para encontrar novas doadoras e colaborar na organização e logística para a entrega do leite coletado. “Entre março e abril, meses que antecederam a 1ª Oficina que a GRS realizou, as doações para o Banco de Leite totalizaram 5 litros de leite humano. De maio a agosto, atingimos 27,1 litros doados, um aumento expressivo, e o número de doadoras saltou de seis para 18. Isso comprova a importância da iniciativa da Atenção Primária em mobilizar a população em favor do aleitamento e da doação”, argumentou Aline Lopes, referência técnica materno infantil da GRS Ubá.

Palestra de consultora em amamentação foi um dos destaques do evento

Experiência de doação

Uma doadora de leite humano compartilhou sua experiência, que iniciou junto com a amamentação de seu primeiro filho. “Logo na primeira semana, eu produzi um excesso de 2 litros e estes seriam descartados se não fosse por minha mãe, que buscou informações e conseguimos doar para o Banco de Leite de Ubá. Porém, percebemos que eu era a única doadora naquela época, porque as pessoas não conheciam essa possibilidade, então publiquei em uma rede social e ali conseguimos mais mães que começaram a doar”, contou Aline Toledo, mãe de Gabriel, de 7 meses, moradores do município de Visconde do Rio Branco. 

Um fato emocionante marcou esse ato solidário de Aline, quando ela descobriu um vínculo com um dos bebês da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) que se beneficiaram do leite doado. “No dia do nascimento do Gabriel, um outro bebê também nasceu, de 29 semanas, teve complicações e foi para UTI. Qual não foi minha surpresa quando aquela mãe entrou em contato comigo, via rede social, agradecendo pelo meu leite que estava alimentando seu bebê. Essa história me marcou muito e hoje divulgo e incentivo para que outras mães doem leite materno”, contou Aline.

31.08.2023.Ubá Aleitamento Materno2

Técnicas para amamentar 

O seminário contou com uma palestra da consultora em amamentação Larissa Martins Pires, que falou sobre os benefícios para mãe e bebê, fisiologia da lactação, além de  orientações e condutas relacionadas à postura da lactante, posicionamento, pega e sucção do lactente. “O objetivo foi municiar as enfermeiras e participantes com conteúdo consistente para apoiar mães no desafio de amamentar, pois os hospitais e as Unidades de Saúde fazem parte dessa rede de apoio tão necessária para que a mulher não abandone esse ato diante das dificuldades”, contou Larissa, que é enfermeira e especialista em Aleitamento Materno. 

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), do Ministério da Saúde (MS), também foi abordada, especialmente sobre o guia alimentar da criança até dois anos, contextualizando a aplicação da EAAB no cotidiano de trabalho na Atenção Primária no que diz respeito ao aleitamento materno e às recomendações sobre a introdução da alimentação complementar.

 

Importância da Atenção Primária à Saúde (APS)

A Atenção Primária é a porta de entrada para os cuidados com a saúde. Por isso, no Brasil, fazem parte dela as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Equipe de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além dos agentes comunitários de saúde.

 

Clique aqui e acesse o hotsite da SES-MG sobre para mais informações sobre os benefícios da amamentação, como doar leite humano, orientações sobre como amamentar e outros assuntos relacionados.

Por Keila Lima

Enviar para impressão