Aumentar as coberturas vacinais de todos os imunizantes oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é o objetivo da ação Vacina Mais Minas - um movimento que ocorreu em todo o estado entre os dias 8 e 12/4 nas escolas, com o Dia D de vacinação em 13/4. Na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, participaram da iniciativa 22 cidades, 20 instituições de ensino e 15 unidades básicas de Saúde, com ações de vacinação extramuros e mobilização.

O superintendente regional de saúde de Alfenas, João Tadeu Silva, ressaltou a importância da estratégia Vacina Mais Minas no contexto regional. Segundo ele, “a campanha promoveu a conscientização e oportunidade de vacinação da população, visando o aumento das coberturas vacinais e diminuição do risco de reintrodução de doenças”.

Durante o dia D, nos 22 municípios participantes, foram aplicadas cerca de 4.000 doses de imunizantes, entre influenza e vacinas de rotina. Em Alfenas, município sede da Superintendência Regional de Saúde, somente do dia 13/04, foram aplicadas cerca de 250 doses de vacinas. Segundo Thaila Oliveira Zatiti, coordenadora de vigilância em saúde do município de Alfenas, “a realização do dia D foi muito importante, sobretudo a imunização contra influenza, uma vez que se iniciou o período de outono/inverno onde as infecções respiratórias são mais recorrentes”. Ainda segundo a coordenadora, as ações de vacinação continuarão durante todo período da campanha de vacinação contra a influenza (até 31 de maio) nas unidades básicas de saúde do município, com o objetivo de vacinar o maior número de pessoas possível”, conclui.

Durante toda semana, os municípios realizaram ações de mobilização, como palestras e ações lúdicas. A escola municipal Coronel Cândido de Souza Dias, do município de Arceburgo, elaborou junto às crianças, um livro de poemas sobre a campanha "VACINA MAIS MINAS", ressaltando a importância da vacinação. A professora Shayenne Zito, reforçou a importância do trabalho integrado entre saúde e educação. Segundo ela, “as informações passadas às crianças sobre a vacinação, influem diretamente na conscientização de seus familiares”.

Cenário da cobertura vacinal
Na área de atuação da Regional de Saúde de Alfenas, conforme dados extraídos do Localiza SUS, até o dia 16/4, a cobertura vacinal contra influenza para os grupos prioritários de crianças, gestantes, puérperas, idosos e indígenas estava em 18,15%. Já entre as vacinas de rotina, a que apresentou menor cobertura foi a pólio oral, que estava em 53,11%.

Por Superintendência Regional de Saúde de Alfenas

Enviar para impressão