A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, nos dias 11 e 12 de março, capacitações sobre o manejo clínico e enfrentamento às arboviroses para as regiões de Saúde Sul e Extremo-Sul. O evento aconteceu em Varginha e contou com a presença de cerca de 500 profissionais de saúde e gestão de 103 municípios do Sul de Minas.

Após o evento, as apresentações utilizadas pelos palestrantes foram disponibilizadas, por e-mail, aos municípios. “Mesmo assim nós recebemos diversos pedidos de profissionais de saúde que queriam esclarecer dúvidas sobre o manejo clínico da dengue e então organizamos uma reunião virtual, para facilitar o acesso informação”, explica Adriana de Faria Nogueira Luz, referência técnica da atenção primária na Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Varginha.

27.03.2024-Varginha -capacitacaodengue 2

A reunião virtual ocorreu no dia 22/3, contando com mais de 200 acessos simultâneos nos 50 municípios da área de abrangência da SRS Varginha. A gravação da capacitação foi disponibilizada a todas as secretarias municipais de saúde, permitindo o acesso e replicação de acordo com as necessidades do território.

O médico infectologista da secretaria municipal de saúde de Varginha, Luiz Carlos Coelho, realizou uma apresentação sobre o manejo clínico da dengue com esclarecimento de dúvidas. “Vamos usar esse momento para trocar ideias e fomentar que todos busquem, a nível local, algumas condutas que auxiliem no enfrentamento dessa, que já é considerada a pior epidemia de dengue vivida em todo o estado”, disse. O médico, que havia abordado o manejo clínico da dengue e chikungunya no evento regional,  reforçou que o objetivo é informar para evitar agravamentos e principalmente óbitos.

"Dr. Luiz Carlos é uma referência para nós do setor saúde do sul de Minas Gerais. Dessa forma, a parceria desse profissional tornou-se primordial, auxiliando-nos na necessária capacitação e atualização dos profissionais da rede assistencial, para que possam prestar uma atenção à saúde qualificada à população acometida pela dengue e chikungunya na macrorregião de Saúde Sul.", conclui Luiz Paulo Riceputi Alcântara, superintendente da SRS Varginha.

Foto 1: Dr. Luiz Carlos durante palestra no evento de manejo clínico.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Enviar para impressão