Mesmo com as chuvas intensas na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, profissionais de saúde, parceiros e população não deixaram de participar, neste sábado (23/3), do segundo Dia D do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), aconteceu em centenas de municípios mineiros. Na área da SRS Ponte Nova, participaram os municípios das microrregiões de Ponte Nova e Viçosa com mutirões de limpeza, passeatas, carreatas, blitz educativa, estandes temáticos, entrevistas em rádios locais, distribuição de materiais informativos, entre outras.

Em Ponte Nova, a ação foi organizada pela SRS Ponte Nova e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e envolveu diversos parceiros: Esporte Clube Palmeirense, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Juizado da Infância e Juventude, Guarda-Mirim, Grupo de Práticas Corporais, Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais (Ficag - Ponte Nova), Superintendência Regional de Educação, Curso de Formação Pré Militar, Escolas Estaduais Caetano Marinho, Cantídio Drumond, Professor Raymundo Martiniano Pereira, Carlos Trivellato, Antônio Coelho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Senador Antônio Martins e Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Professora Vera Parentoni.

O movimento em Ponte Nova contou com a participação de cerca de 500 pessoas, que se concentraram no Ginásio Poliesportivo do Esporte Clube Palmeirense, no bairro Guarapiranga, com passeata ao longo da Avenida Francisco Vieira Martins e finalização na Praça Cid Martins Soares, em Palmeiras. A programação contou com cartazes e faixas alusivos ao combate do Aedes aegypti, roda de capoeira com músicas temáticas e ginástica do Grupo de Práticas Corporais.

A superintendente regional Josy Duarte, que esteve presente à mobilização em Ponte Nova, ressaltou o grande número de municípios participantes do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito. “O Dia D tem a importância de nos lembrar que as ações devem ser realizadas diariamente, ao longo de todo ano. Nosso objetivo é conscientizar sobre práticas que devem ser inseridas no nosso cotidiano e na nossa rotina, como verdadeiros hábitos de vida”. A superintendente destacou que o enfrentamento da epidemia é uma ação conjunta e coletiva, sendo a participação popular imprescindível nas ações de prevenção e controle do mosquito.

O servidor da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, Fabiano Bitarães, vestiu a fantasia de Aedes aegypti e animou a passeata pontenovense. “Estou empenhado em apoiar a minha cidade na luta contra a dengue, zika e chikungunya, que podem até matar. Fora Mosquito!”, exclamou.

O coordenador de Endemias da SMS Ponte Nova, Raniely Saraiva, enfatizou a luta incessante contra as arboviroses. “Mesmo com mau tempo, conseguimos organizar um evento muito expressivo e quero deixar claro que as ações de mobilização da população estão preconizadas em todas as esferas, sejam municipais, estaduais ou federais”. O coordenador frisou também o apoio das escolas, uma vez que a educação é um dos principais caminhos para a conscientização e a sensibilização à causa”.

Cenário regional

Conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 22/03/2024 (sujeitos a alterações), a área da SRS Ponte Nova contabiliza, em 2024, 7.811 casos prováveis de dengue, 2.698 casos confirmados e um óbito. Quanto à chikungunya, foram registrados 998 casos prováveis da doença, 336 casos confirmados e 1 óbito.

Por Tarsis Murad

Enviar para impressão