Dezenas de profissionais de saúde e lideranças do Norte de Minas participaram nos dias 7 e 8 de março do lançamento do Projeto IntegraChagas Brasil, nos municípios norte-mineiros de Porteirinha e Espinosa. Trata-se de iniciativa estratégica do Ministério da Saúde, que visa diagnosticar a doença de Chagas a partir da realização de teste rápido desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sediada no Rio de Janeiro.

Por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, o Projeto conta com a participação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de ampliar o acesso da população ao diagnóstico rápido e cuidado para a doença de Chagas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os trabalhos terão envolvimento direto dos profissionais dos serviços municipais de Atenção Primária à Saúde (APS).

12.03.2024-Montes Claros - Espinosa - IntegraChagas 1

Através da qualificação da rede de atenção à saúde, o objetivo do Ministério da Saúde (MS) é estabelecer um percurso assistencial padronizado, com foco em ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes acometidos pela doença. Nesse contexto, Porteirinha e Espinosa foram incluídos entre os cinco municípios prioritários para a execução do IntegraChagas Brasil. As demais localidades participantes do projeto são: Iguaracy (Pernambuco); São Luiz de Montes Belos (Goiás) e São Desidério (Bahia).

O coordenador-geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior, apresentou o IntegraChagas nas duas cerimônias. Ele explicou que “o projeto é uma pesquisa estratégica do Ministério da Saúde, sob a coordenação do Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), em estreita parceria com estados e municípios envolvidos. Esta é uma iniciativa que busca integrar ações em um movimento para diagnosticar e cuidar das pessoas acometidas pela doença de Chagas a partir da Atenção Primária à Saúde”.

12.03.2024-Montes Claros - Porteirinha - IntegraChagas 2

O lançamento do Projeto no Norte de Minas aconteceu após a realização, no período de 26 de fevereiro a 5 de março, da Semana de Formação em Doença de Chagas. Com a oferta de mais de 200 vagas para profissionais de saúde, as atividades contemplaram quatro áreas: Teste Rápido e Aconselhamento em doença de Chagas, implementado por profissionais do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos; Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Ceará (UFC); Processo de Trabalho no Território, em parceria com UFBA e UFC;  Manejo Clínico em Doença de Chagas, conduzido pelo Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz e UFC; e Cuidado e Aconselhamento em Doença de Chagas no Território, em parceria com UFBA e UFC.

Durante o lançamento do IntegraChagas, em Espinosa, a referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Nilce Almeida Lima Fagundes, destacou que “a integração das ações de vigilância e Atenção Primária à Saúde poderá garantir o real acesso dos pacientes ao diagnóstico e tratamento da doença, superando com isso um gargalo para os usuários do SUS”.

Desde a fase de articulação com os municípios para a implantação do IntegraChagas no Norte de Minas, além de Nilce Fagundes, a SRS conta com a participação das referências técnicas da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e de Saúde, Bartolomeu Teixeira Lopes, e Núbia Pereira da Silva, referência técnica do Laboratório Macrorregional do Norte de Minas, mantido pela SES-MG.

Educação

O coordenador geral do Projeto IntegraChagas Brasil, Alberto Novaes Ramos Júnior, observou que “a partir do lançamento, espera-se contribuir com a construção participativa de uma resposta brasileira à doença de Chagas, proporcionando interfaces ainda mais realistas entre vigilância e cuidado nas redes de atenção do SUS, a partir de ações sustentáveis, centradas e ordenadas pela atenção primária, em coerência com a Política Nacional de Saúde”.

Já a presidente da Associação de Chagas da Bahia e membro do Fórum Social Brasileiro para o Enfrentamento de Doenças Infecciosas Negligenciadas, Amélia Bispo, falou da importância da educação para o enfrentamento à doença.

“Nós todos devemos nos comprometer em educar as crianças, orientar sobre os cuidados com a alimentação e a casa, porque não é só do remédio que precisamos. Nós precisamos educar as pessoas para prevenir a doença de Chagas. Os gestores precisam investir no atendimento de saúde para essas pessoas”, pontuou a presidente.

Diagnóstico

O Teste Rápido Chagas - Bio-Manguinhos é um teste de triagem de uso único, para detectar anticorpos para o protozoário Trypanosoma cruzi em sangue total venoso, de punção digital, soro ou plasma humano. O teste se baseia na tecnologia de imunocromatografia e utiliza plataforma de fluxo lateral. O princípio do funcionamento do teste envolve a utilização de dois antígenos recombinantes distintos do protozoário Trypanosoma cruzi ligados a uma membrana e conjugado de proteína A com partículas de ouro coloidal.

A amostra é aplicada ao poço(S), seguida pela adição de um tampão de corrida. O tampão propicia o fluxo lateral dos componentes do conjugado revelando a interação dos anticorpos específicos da amostra com o antígeno. Resultados reativos são evidências de exposição ao protozoário Trypanosoma cruzi e podem ser usados como suporte ao diagnóstico clínico.

Por Pedro Ricardo - Fotos: Ascom/Projeto IntegraChagas Brasil

Enviar para impressão