Minas Gerais está enfrentando o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya. Nos vinte e quatro municípios da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, até o dia 11/3, foram registrados dois óbitos confirmados por dengue e outros seis em investigação. Já em relação a chikungunya, não foram registrados óbitos.

Diante do cenário das arboviroses em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de Alfenas, promove, nos dias 13 e 14/3, de 9h às 17h, no auditório da biblioteca da Universidade Edson Antônio Velano, a oficina de “Qualificação Arboviroses: Plano Municipal de Contingência e Manejo Clínico”.

No dia 13/3, a qualificação será sobre os planos de contingência municipais e terá como público-alvo: secretários municipais de saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, coordenadores de Assistência à Saúde e referências de Comunicação e Mobilização Social. A proposta é aumentar a efetividade das ações a serem realizadas pelas áreas envolvidas no combate às arboviroses.

No dia 14/3 a qualificação será direcionada a médicos e enfermeiros que atuam na assistência dos casos de arboviroses. O objetivo é ampliar a qualificação dos profissionais que atuam no atendimento dos pacientes suspeitos dessas doenças.

Cerca de 150 profissionais de saúde dos 24 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, estarão presentes.

Haverá atendimento à imprensa no local após a abertura.

Serviço: SES-MG e Regional de Saúde de Alfenas, promovem qualificação em arboviroses - Planos de Contingência e Manejo Clínico
Horário: de 9h às 17h
Atendimento de imprensa: 8h30
Local: Biblioteca da Universidade Edson Antônio Velano - Rodovia MG 179, s/n°, bairro Trevo, Alfenas - MG