O movimento “Minas Unida no Combate ao Aedes”, realizado no sábado, 24 de fevereiro, obteve bons resultados em 35 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS). Em 28 bairros de Montes Claros o Centro de Controle de Zoonoses recolheu mais de 350 toneladas de materiais inservíveis, entre eles pneus, garrafas, carcaças de tanquinhos e geladeiras.

“A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de mobilizar gestores e profissionais de saúde de todo o estado para a realização do mutirão chegou num momento oportuno, levando em conta que, nas últimas semanas, choveu de maneira considerável em todas as regiões do estado e, por isso, o recolhimento de materiais que possam servir de focos de proliferação do Aedes aegypti se faz necessário”, Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), na SRS Montes Claros. De acordo com ela, sem o envolvimento direto da população nas ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, o poder público não obterá bons resultados se agir de forma isolada. “A maioria dos focos de proliferação do Aedes aegypti estão dentro das residências”, observa.

24.02.0206-Montes Claros - Aedes -NINHEIRA

Em Salinas, o mutirão de limpeza contou com a realização de blitz educativa no mercado municipal, oportunidade que além da distribuição de panfletos com informações sobre a dengue, chikungunya e zika, a população teve acesso a uma exposição sobre como acontece a proliferação do Aedes aegypti.

Em outros municípios, ocorreu o recolhimento de materiais inservíveis, os gestores e profissionais de saúde realizaram palestras em escolas, passeatas e blitz em pontos estratégicos, objetivando alertar a população sobre o aumento das doenças transmitidas pelo mosquito e a importância da eliminação de focos de proliferação do vetor.

24.02.0206-Montes Claros - Aedes - SAO JOAO DA LAGOA

Nesta semana, além de Montes Claros, a Superintendência Regional de Saúde está apoiando os municípios de Mirabela e Claro dos Poções na implementação de ações de eliminação de mosquitos adultos do Aedes aegypti com aplicação de inseticida por meio de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) veicular. Para as próximas semanas já existem solicitações para uso do UBV em Botumirim, Janaúba e Mamonas.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Montes Claros, Rita de Cássia Rodrigues, reforça que, “como a utilização de UBV só viabiliza a eliminação de mosquitos adultos, há necessidade dos municípios intensificarem os trabalhos dos Agentes de Controle de Endemias (ACE) com a eliminação dos focos de proliferação do vetor, além da realização regular de mutirões de limpeza”.

Por Pedro Ricardo / Fotos Ascom das Prefeituras de Ninheira e São João da Lagoa

Enviar para impressão