Com cinco óbitos em investigação; 682 casos de dengue notificados; 45 de febre chikungunya e três de zika vírus também notificados nas duas primeiras semanas deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está intensificando as ações de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, acompanhamento e repasse de orientações aos municípios para conter o avanço das arboviroses nas 54 localidades que compõem  a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.

No dia 18/1, referências técnicas do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e das coordenadorias de Regulação, Vigilância e de Atenção à Saúde da SRS realizaram visita técnica ao município de Bocaiuva onde, neste ano, três óbitos estão em investigação por suspeita de terem sido causados por dengue. Durante a visita, técnicos da SES-MG, da Secretaria de Municipal de Saúde e do Hospital Municipal de Bocaiuva avaliaram o trabalho executado pelos agentes de controle de endemias e os fluxos de atendimento da população nos serviços de assistência primária, especializada e hospitalar.

Visita técnica da SES-MG ao município de Bocaiuva

“Neste momento em que há aumento da taxa de incidência de casos notificados de arboviroses, é importante que os municípios intensifiquem as ações de identificação e eliminação de focos de proliferação do Aedes aegypti, além de reforçarem as ações de mobilização e educação em saúde da população”, explica a coordenadora do Cievs e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.

Ainda no segundo semestre de 2023, a Superintendência Regional de Saúde alertou os gestores municipais sobre a necessidade de reforço das ações de eliminação de focos do Aedes aegypti, devido à possibilidade de aumento de doenças transmitidas pelo mosquito, especialmente dengue e febre chikungunya. O alerta levou em conta a circulação do sorotipo 3 da dengue no estado, o que eleva a possibilidade de ocorrência de nova epidemia de arboviroses.

Já neste início de ano, a coordenadora Agna Menezes lembra que sete municípios da área de atuação da SRS Montes Claros apresentam alta incidência de casos notificados de arboviroses: Bocaiuva (866); Engenheiro Navarro (104); Francisco Dumont (100); São João da Lagoa (54); Glaucilândia (42); Joaquim Felício (37) e Padre Carvalho (15). Nestas localidades, a taxa de incidência acumulada está acima de 300 casos por 100 mil habitantes.

Entre as ações de apoio que a SES-MG já tem disponibilizado para os municípios onde o controle das doenças transmitidas pelo mosquito precisa ser intensificado, está a eliminação do mosquito com uso de inseticida aplicado por meio de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV). Paralelo a essa atividade, “o trabalho de mobilização da população para a eliminação de focos do Aedes aegypti dentro das residências é fundamental, visto se tratar de um problema recorrente em todos os municípios”, alerta a coordenadora.

Por outro lado, Agna Menezes lembra que, além da notificação dos casos suspeitos de pessoas acometidas por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, os municípios precisam providenciar a coleta de amostras para análise laboratorial, visando identificar os sorotipos circulantes na região.

Recursos

Com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle das arboviroses durante os períodos sazonais da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, no segundo semestre do ano passado, a SES-MG disponibilizou mais de R$ 7,8 milhões a 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte. A liberação dos recursos está prevista nas deliberações 4.491 e 4.493, aprovadas dia 6 de dezembro em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada em Belo Horizonte.

Para as ações de prevenção e controle das arboviroses a Deliberação 4.493 destina R$ 6,1 milhões que estão sendo disponibilizados da seguinte forma: 50 mil para municípios com até 30 mil habitantes; repasse de R$ 2,00 per capita para as localidades com população entre 30 mil e 80 mil habitantes; e R$ 3,50 per capita para os municípios com população superior a 80 mil habitantes.

Com base nesses critérios, em 54 municípios da área de atuação da SRS Montes Claros os investimentos são superiores a R$ 4,3 milhões. Já para 25 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária foram destinados R$ 1,3 milhão e R$ 428,7 mil estão sendo aplicados em sete municípios da GRS de Pirapora.

Outras 13 localidades que possuem mais de 30 mil habitantes receberão os seguintes valores: Montes Claros (R$ 1,449 milhão); Janaúba (R$ 141,3 mil); Januária (R$ 130,2 mil); Pirapora (R$ 111,2 mil); São Francisco (R$ 105,5 mil); Bocaiuva (R$ 96 mil); Salinas (R$ 80,3 mil); Porteirinha (R$ 78,8 mil); Jaíba (R$ 75,3 mil); Várzea da Palma (R$ 67,4 mil); Taiobeiras (R$ 66,1 mil); Brasília de Minas (R$ 64 mil) e Espinosa (R$ 60 mil).

Por Pedro Ricardo / Foto: SRS Montes Claros

Enviar para impressão