As comemorações de fim de ano são muitas. Os momentos de confraternização são diversos, mas é necessário manter os cuidados de prevenção relacionados à covid-19, pois há registro de casos da doença.

Em Belo Horizonte, dia 8 de dezembro é um dos feriados em que há grande número de pessoas viajando. A expectativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) é de que o período registre uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. A estimativa é que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de dezembro.

Em 2022, mais de 540 mil pessoas passaram pela rodoviária da capital mineira, enquanto 2 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, segundo a BH Airport.

Grande movimento esperado na rodoviária da capital mineira

Segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicado em 31 de outubro de 2023, desde o início da pandemia do novo coronavírus, foram 4.202.333 casos confirmados. Estão confirmados 65.881 óbitos. Entre 2 de dezembro de 2022 e 31 de outubro deste ano, foram confirmados 269.711 casos e 1.886 óbitos de covid-19, em Minas Gerais, de acordo com os boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais nas datas citadas. Há preocupação com o crescimento da transmissão da covid-19 no período festivo. 

Dessa forma, as orientações de cuidados são lembradas. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH), Talita Chamone, ressalta a importância de medidas preventivas. “A higienização frequente das mãos e a vacinação completa são ações efetivas de prevenção contra a covid-19”.

Por Leandro Heringer

Enviar para impressão