Nos dias 28 e 29/11, foi realizado o 1° Encontro da Rede de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. A  Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira foi representada no encontro por Aline Graziele Fernandes Martins, coordenadora de Vigilância Sanitária, e Marcelo Barbosa Motta, coordenador de Vigilância em Saúde.

O evento foi direcionado aos profissionais que atuam na Rede Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs Minas), Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar de Minas Gerais (Renaveh MG), Vigilância das Regionais de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde do Estado.

01.12.2023- Itabira. Emergências em Saúde Pública 3

De acordo com Marcelo Barbosa Motta, coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Itabira, além do fortalecimento das vigilâncias, o encontro teve a finalidade de apresentar situações relacionadas a emergências em saúde pública, como enchentes, desastres, acidentes com produtos perigosos, barragens e também circulação de doenças, como vírus de origem desconhecida.

“Participamos de um simulado de mesa no qual tivemos a oportunidade de exercitar uma situação prática. No nosso, a simulação de ocorrência de um caso de gripe aviária. No simulado buscamos exercitar e avaliar qual melhor a conduta para realizar o contingenciamento do caso e evitar a expansão e possíveis novos casos”, explicou Marcelo Motta.

Ainda segundo o coordenador, o simulado envolveu o Cievs, as regionais de saúde, os municípios, a Renaveh MG, que é a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar de Minas Gerais, a Funed, e demais órgãos que são referências para exame laboratorial.

Para Aline Graziele Fernandes Martins, coordenadora de Vigilância Sanitária da GRS Itabira, o encontro foi uma oportunidade para fortalecer as ações e integrar as áreas técnicas, com o objetivo de aprimorar as práticas de detecção, notificação, investigação e resposta às emergências em Saúde Pública.

“A integração dos órgãos, como saúde, meio ambiente, defesa civil, corpo de bombeiros é muito importante para que tenhamos uma melhor resposta frente aos eventos e agravos de saúde pública nos territórios. É importante estarmos preparados para outras emergências, como uma nova pandemia que não sabemos quando pode ocorrer, mas, conforme informado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), tem alta probabilidade de ocorrer por patógeno respiratório nos próximos anos”, finalizou Aline Martins.

01.12.2023- Itabira. Emergências em Saúde Pública 2As referências técnicas da GRS Itabira, destacaram também que, no dia 29 de novembro, houve a contribuição do município de Itabira, que apresentou o pôster do eixo 1: Epidemiologia, prevenção e controle de doenças no estado de Minas Gerais, com o título, “Resultados das capacitações sobre notificações compulsórias realizadas em itabira”. O trabalho foi apresentado por Mirna Lúcia de Figueiredo Horta Moreira.

Por Flávio A. R. Samuel

Enviar para impressão